Sorriso: CCI realiza palestra em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa

Na tarde desta sexta-feira (16), a partir das 13h30, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) promoveu uma palestra em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. O evento teve como objetivo abordar diferentes formas de violência praticadas contra os idosos e fornecer orientações sobre maus-tratos físicos, psicológicos, abandono e exploração financeira.

A palestra, aberta ao público, foi ministrada pela Delegada Jéssica Cristina Assis, responsável pelo Núcleo de Violência Doméstica de Sorriso. Durante a apresentação, a delegada destacou a importância de combater a violação dos direitos da pessoa idosa e conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelos idosos.

Após a roda de conversa, foram realizadas apresentações teatrais e musicais, visando promover a integração entre os idosos e seus familiares. Essas atividades proporcionaram momentos de alegria, descontração e fortalecimento dos vínculos familiares.

Em Sorriso, a atenção à pessoa idosa é prioridade, e o município conta com serviços especializados para oferecer apoio e orientação a indivíduos e famílias vítimas de violência. O atendimento é realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde profissionais capacitados atuam no combate a todo tipo de violência.

Além disso, os idosos contam com a Rede Unificada de Proteção, que trabalha de forma integrada para combater a violação dos direitos das pessoas idosas. Essa rede é composta por diversas instituições e setores da sociedade que atuam em conjunto para garantir a proteção e o bem-estar dos idosos.

O município de Sorriso também oferece um suporte físico e emocional por meio de uma rede social de apoio e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que são disponibilizados semanalmente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI). Esses espaços proporcionam atividades físicas, momentos de lazer, descontração e a oportunidade de interação social entre os idosos.

 

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo