Nesta sexta-feira (12-08), logo mais às 17 horas será fechado do Centro Especializado Sintomático Respiratório de Sorriso.
A decisão foi tomada pela equipe técnica da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) diante do acompanhamento diário pela procura dos serviços. Ontem, 11 de agosto, foram registrados 9 casos positivos e 31 altas em 24 horas. Os dados constam do boletim 730 de acompanhamento divulgado hoje, 12. “Diante dos números optamos pelo fechamento e retorno às atividades de PSF do espaço”, frisa o gestor da pasta, Sílvio Stolfo.
E a recomendação para quem apresentar sintomas relacionados à covid-19 é bem simples: procurar o PSF mais próximo de sua residência. É no PSF que será dado todo o suporte, como consulta médica e a realização do teste para a covid-19. Quem precisar de medicação terá a prescrição realizada no local e poderá retirar em uma das farmácias cidadãs do Município. “Com a baixa dos casos, buscamos simplificar e levar o atendimento especializado para mais próximo da população”, explica Sílvio.
Além disso, as velhas e conhecidas recomendações continuam valendo. “Está em ambiente de saúde? Use máscara. E quem está positivo deve sim manter o isolamento social”, reforça. “São cuidados básicos e ao alcance de todos e que sim, salvam vidas”, acrescenta.
E vale lembrar que o Município oferta imunização em pontos fixos. De segunda a sexta-feira, sempre das 7h30 às 10h30 pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30, é ofertada a imunização contra a covid-19 nos PSFs Jardim Europa e Nova Integração. Somente não há o imunizante Coronavac, que está em falta tanto para quem quer completar o esquema vacinal como para crianças de 3 e 4 anos cuja recomendação é imunizar somente com Coronavac. “Porém, dispomos de todos os demais imunizantes, e quem tem dose atrasada pode e deve procurar um dos pontos”, finaliza Sílvio.