Sorriso chega a 10ª semana epidemiológica com o maior número de novos casos registrados em 2021

O início do mês de março coincide com o fechamento da 10º Semana Epidemiológica de Monitoramento à Covid-19 em 2021. E, infelizmente essa semana fechou com o maior número de casos positivos até o momento. Isso porque entre os dias 5 a 10 de março foram registrados 401 novos casos positivos no município. Um aumento superior a 100% em relação à 8ª semana, entre os dias 19 a 25 de fevereiro, quando 191 casos foram registrados.

De acordo com o sistema da Secretaria de Saúde e Saneamento, na 1ª semana epidemiológica de 2021, foram contabilizados 373 casos ativos; na 2ª 392, o maior número que havia sido registrado até então. Na 3ª ocorreram 379 casos. A partir de então, os registros apontam uma queda, na 4ª semana foram 345 casos; na 5ª 321; na 6ª 267; na 7ª 258, na 8ª 191. E na sequência, entrando na 9ª semana há um aumento de 122 novos positivos, chegando a 313 pessoas com vírus ativo no organismo, e, na última semana o número chegou aos 401 novos infectados.

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, pontua que esse aumento tem preocupado a todos os que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. “Cientistas do mundo inteiro estão há dias alertando para o fato de haver novas variantes e que essas novas cepas são mais contagiosas; não podemos afirmar que há casos dessas novas cepas aqui porque não temos laboratório para análise. Mas, já atendemos pessoas apresentando os sintomas relatados no Hospital de Campanha Municipal”, salienta.

Marchioro destaca ainda que o município vive um momento crítico. “Portanto, mais do que nunca precisamos ser conscientes e fazer uso da máscara, do álcool 70%, evitar as aglomerações e festas clandestinas. Precisamos respeitar a nossa vida e a vida do outro”, frisa.

E a recomendação para quem sentir sintomas, isto é, qualquer sintoma que possa estar relacionado à Covid-19 é procurar atendimento imediato. Tanto o HC quanto a UPA ficam abertos 24 horas. Além disso, o PSF Nova Integração, localizado na Zona Leste, também está atendendo no período noturno. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos – Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário lembra ainda que qualquer dúvida em relação à Covid-19 ou mesmo denúncia pode ser realizada pelo número 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde