A Voz do Povo: Sorriso conclui colheita da safra de milho com produtividade alta (vídeo)

Cem por cento da safra de milho já foi colhida no município, segundo o acompanhamento feito pelo Sindicato Rural de Sorriso. O presidente da entidade, Silvano Filipetto esteve na bancada da Voz do Povo e destacou que foi colhida uma super safra. “Sorriso com uma super safra em comparação ao ano passado”, disse.

A produtividade foi em média de 127 sacas por hectare. O levantamento dos órgãos oficiais, entretanto, ainda é aguardado. No ano passado a média foi de 97 a 99 sacas por hectare. “Tivemos atraso no plantio da soja, depois atraso no plantio do milho, mas foi bom”, explicou o presidente.

Filipetto lembrou que é importante que se garanta a lucratividade no campo ressaltando que o custo de produção é alto.

“Ano passado tínhamos um custo totalmente diferente deste ano. Tivemos elevação muito brusca, principalmente dos fertilizantes. A grande preocupação é a safra 2023, produtor está preocupado. E agora os preços do milho despencando. 4.300 reais uma tonelada de ureia e vender milho a 55 reais como estão nos ofertando, assusta. O valor ideal teria que ser acima de 70 reais para cobrir custos e ter uma renda”, afirmou.

Na entrevista ele falou também sobre as dificuldades para armazenamento do milho colhido, problema que estaria se resolvendo já com a retirada da safra de soja.

O plantio da soja está sendo programado para a partir da 2a quinzena de setembro, quando há expectativa de retorno das chuvas e o fim do vazio sanitário.

 

Vídeo da notícia

Veja também

Festa de Santa Luzia acontece neste domingo com missa, churrasco, bailão e festival de prêmios em Sorriso

Gheller: Sorriso amplia infraestrutura em 2025 e segue com obras estruturantes em 2026

Unidos Pelo Natal amplia meta e busca doações para montar mil kits para crianças de Sorriso

Mato Grosso sedia encontro nacional sobre sistema de gestão hospitalar

Criança fica ferida ao explodir bombinha no bairro Vila Bela; Bombeiros alertam para riscos

Polícia Civil investiga furto de celular funcional e edição de conversas usadas para acusações falsas