A Voz do Povo: Sorriso conclui colheita da safra de milho com produtividade alta (vídeo)

Cem por cento da safra de milho já foi colhida no município, segundo o acompanhamento feito pelo Sindicato Rural de Sorriso. O presidente da entidade, Silvano Filipetto esteve na bancada da Voz do Povo e destacou que foi colhida uma super safra. “Sorriso com uma super safra em comparação ao ano passado”, disse.

A produtividade foi em média de 127 sacas por hectare. O levantamento dos órgãos oficiais, entretanto, ainda é aguardado. No ano passado a média foi de 97 a 99 sacas por hectare. “Tivemos atraso no plantio da soja, depois atraso no plantio do milho, mas foi bom”, explicou o presidente.

Filipetto lembrou que é importante que se garanta a lucratividade no campo ressaltando que o custo de produção é alto.

“Ano passado tínhamos um custo totalmente diferente deste ano. Tivemos elevação muito brusca, principalmente dos fertilizantes. A grande preocupação é a safra 2023, produtor está preocupado. E agora os preços do milho despencando. 4.300 reais uma tonelada de ureia e vender milho a 55 reais como estão nos ofertando, assusta. O valor ideal teria que ser acima de 70 reais para cobrir custos e ter uma renda”, afirmou.

Na entrevista ele falou também sobre as dificuldades para armazenamento do milho colhido, problema que estaria se resolvendo já com a retirada da safra de soja.

O plantio da soja está sendo programado para a partir da 2a quinzena de setembro, quando há expectativa de retorno das chuvas e o fim do vazio sanitário.

 

Vídeo da notícia

Veja também

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Corpo de Bombeiros alerta para importância de preparar aceiros em atenção ao período de estiagem

Chefe da 37ª Ciretran esclarece dúvidas sobre CNH Social em entrevista à Sorriso FM

Representantes da Aprocel falam sobre georreferenciamento no Assentamento Jonas Pinheiro

PM e Bombeiros iniciam buscas por adolescente desaparecido em Sorriso

Sindicato Rural sedia hoje reunião técnica da Fundação MT