Sorriso continua aplicando vacina contra a gripe; restam 350 doses

Sorriso continua aplicando a vacina contra a gripe para todo o público acima de seis meses de idade. Contudo, se você tem interesse é bom se apressar: restam 350 doses do imunizante no Município. Essas doses estão distribuídas nas Unidades de Saúde da Família (USF). E caso você chegue em uma unidade e não tenha mais, não se preocupe, pode ligar no (66) 3907-6944 que a gente localiza a USF com a vacina disponível mais perto da sua residência. Além da gripe, há ainda algumas doses disponíveis da vacina do sarampo para crianças de seis meses a cinco anos incompletos.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 23.945 sorrisenses contra a gripe. Especificamente 19.615 pessoas integram a meta prevista integram o público-alvo formado por crianças; gestantes, idoso, professores, puérperas e trabalhadores da saúde. Porém, até agora, somente 15.629 integrantes do público-alvo procuraram a vacina.

Grupo grupos estão com a vacinação considerada “ok”. Os professores, as gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde. Os professores seguiram à risca o dever de casa e buscaram a imunização: da meta inicial que era imunizar 1.205, o Município já imunizou 1.466 educadores, chegando a 121,7% de cobertura nesse grupo.

Já as gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde ultrapassaram a casa dos 90% de procura. 1.387 gestantes já foram imunizadas, ou seja, 94,4% do total de 1.470 acompanhadas. No grupo das puérperas, 91,9% procuraram as USFs, chegando a 222 mulheres – a meta é vacinar 242. E, por fim, os trabalhadores de saúde, alcançaram 94,9% de cobertura com 1.760 doses aplicadas – o público-alvo desse grupo é de 1.854 pessoas.

Contudo, dois grupos ainda estão com a cobertura considerada baixa pelo MS. São as crianças e os idosos. Justamente, na avaliação do Ministério, os dois mais suscetíveis. De acordo com o relatório desta segunda-feira, 29 de agosto, 5.643 crianças foram imunizadas; desse total 2.001 receberam a primeira dose e 3.642 a dose única; o que chega a 73,6% da meta que é imunizar 7.666 crianças. Em relação aos idosos, 5.151 (71,8%) foram imunizados quando a meta estabelecida é de 7.178.

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, destaca a importância de imunizar crianças e idosos. “Geralmente esses grupos tem a saúde mais frágil e é nossa responsabilidade protegê-los”, diz. Sílvio pontua que a vacina deste ano já protege contra a cepa H2N3, responsável pelo surto de gripe em várias regiões brasileiras no fim de 2021/início de 2022. “Precisamos ressaltar que ela protege contra essa cepa e as passadas também”, explica.

Sarampo

Vale lembrar também que a vacina contra o sarampo está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Até o momento, 5.881 crianças dentro da faixa etária forma imunizadas. A expectativa é imunizar 7.666 crianças contra o sarampo; o mesmo número geral de pequeninos que deve ser imunizado contra a gripe.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde