Sorriso continua disponibilizando doses de vacina contra a gripe em todos os PSFs

Município vem ofertando a vacina para todo o público acima dos seis meses desde o dia 25 de junho

Sorriso continua aplicando a vacina contra a gripe para todo o público acima de seis meses. Até o momento o Município aplicou 18.296 doses do imunizante, somadas as doses aplicadas no público-alvo e também na população em geral. Do total geral foram 1.625 primeiras doses; 561 segundas doses e 16.110 doses únicas.

Conforme o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, o Município deve ter em torno de seis mil doses em estoque. “A vacina contra a gripe está à disposição em todos os 28 PSFs do Município, basta procurar as salas de vacina das 7h30 às 10h30 pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30”, reforça o secretário.

Sílvio pontua que a vacina deste ano já protege contra a cepa H2N3, responsável pelo surto de gripe em várias regiões brasileiras no fim de 2021/início de 2022. “Precisamos ressaltar que ela protege contra essa cepa e as passadas também”, explica.

Para o secretário, a maior preocupação é com as gestantes, crianças, e idosos que integram o público-alvo e ainda não alcançaram a cobertura vacinal prevista. “Esse é um público muito suscetível a contrair gripe e ter complicações”, alerta. “Então caso você seja familiar de alguém desse público que ainda não foi imunizado, procure uma das salas o quanto antes”, pontua.

Dados 

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 23.945 sorrisenses contra a gripe. Especificamente 19.615 dessas pessoas integram o público-alvo formado por crianças; gestantes, idoso, professores, puérperas e trabalhadores da saúde. Contudo, somente 13.742 pessoas do público-alvo foram imunizadas no Município.

Apenas um desses grupos alcançou e ultrapassou a meta inicial: são os professores que seguiram à risca o dever de casa e buscaram a imunização. Da meta inicial que era imunizar 1.205 profes, o Município já imunizou 1.402 educadores.

Já nos demais grupos, os números estão bem abaixo da média. No relatório desta segunda 4.739 crianças foram imunizadas; desse total 1.620 receberam a primeira dose, 561 retornaram para a segunda dose e a meta é imunizar 7.666 crianças. Os números estão baixos também quando trata-se de gestantes: a meta é imunizar 1.470 e até o momento apenas 1.088 procuraram atendimento. Em relação aos idosos, 4.621 foram imunizados quando a meta estabelecida era de 7.178. Já entre as puérperas – mulheres até 45 dias após o parto; os números são ainda mais baixos: apenas 161 mulheres do total estabelecido em 242 pacientes foi imunizado. E do total de 1.854 trabalhadores da saúde, 1.731 foram imunizados.

Sarampo

Vale lembrar também que a vacina contra o sarampo está disponível tanto para os trabalhadores da saúde quanto para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias). A expectativa é imunizar 7.666 crianças contra o sarampo; o mesmo número geral de pequeninos que deve ser imunizado contra a gripe e os 1.854 trabalhadores da saúde.

Veja também

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano