Trânsito

Sorriso: Coordenador da GMT participa de formação para se tornar instrutor de tecnologias não letais

Por: Assessoria Publicado em 04/03/2021

O coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) de Sorriso, Márcio Pires, participa, no Rio de Janeiro (RJ), de um curso voltado especialmente à habilitação de guardas municipais para se tornarem instrutores de manuseio de tecnologias não letais (TNLs).

A formação está sendo realizada no Centro de Instrução do Uso Progressivo e Proporcional da Força até quinta-feira (4) e versa sobre o uso de armas não-letais, como as de eletrochoque (pistola Spark), por exemplo, que servem para evitar uma agressão aos profissionais da segurança dentro dos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.

“A formação, inclusive, é um pré-requisito necessário para a aquisição destes equipamentos, pois permite que possamos formar nossos profissionais assim que as Sparks forem compradas”, destaca o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, que acrescenta que há intenção do Município adquirir, em breve, estas TNLs.

A partir daí, Pires ministrará a formação aos colegas, munindo-os assim de todas as informações e técnicas para o uso correto e seguro destas armas de menor poder ofensivo / não letais. “Esperamos não ter a necessidade de chegar a usar as Sparks, mas certamente, havendo esse imperativo, nosso objetivo é permitir que o trabalho da Guarda Municipal de Trânsito possa continuar sendo desempenhado no cumprimento da lei e com toda a segurança para os profissionais da GMT”, destaca o coordenador.

Pires deve partilhar com os colegas o conhecido adquirido, permitindo o uso seguro de armas não-letais

Enquete. Participe!

Em sua opinião, o município de Sorriso deveria montar leitos de UTI?