Sorriso debate formas de prevenção à violência contra a pessoa idosa

Semas promoverá rodas de conversa e palestra sobre as diferentes formas de violência

Com a frase: ‘O respeito não envelhece’, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) celebra a data de 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, a data visa criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.

Para trabalhar a temática este ano, a Semas promoverá rodas de conversa com as famílias nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), conduzidas por profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (Creas), a psicóloga Andrea Jascowski e a assistente social, Marcia Milesi. Abordando prevenção e conscientização sobre a temática, as atividades acontecerão nas seguintes datas: dia 13 de junho, no CRAS São José; dia 14 no CRAS Praça CEU; e dia 21 no CRAS São Domingos, sempre às 19 horas.

E no dia 15, uma palestra trabalhará com os idosos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), o que é e as diferentes formas de violência, com orientações quanto a maus-tratos físicos e psicológicos, abandono, exploração financeira, entre outros tipos de violência praticada contra idosos. O evento será às 14h.

“O debate sobre a prevenção e a conscientização contra as violações dos direitos dos idosos deve ser constante, visando garanti-los o direito a uma velhice segura e saudável”, diz a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, alertando para a importância da denúncia, que pode ser feita ao Ministério Público, Defensoria Pública, Disque 100, 190 e na Secretaria de Assistência Social. “Quando uma denúncia é feita, o Creas faz o atendimento. Uma vez identificada a violação, a equipe tenta fazer a regulação do direito e, se isso não for possível, é encaminhada para o órgão competente para que as devidas medidas sejam tomadas”, explica.

Em Sorriso, o atendimento à pessoa idosa é feito no Creas por profissionais especializados, que oferecem apoio e orientação a indivíduos e famílias vítimas de todo tipo de violência. Além desse amparo, os idosos contam com toda uma rede social de suporte físico e emocional e com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é ofertado semanalmente nos Cras e no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), onde também são promovidas atividades físicas e momentos de lazer e descontração.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal