A Defesa Civil emitiu um alerta informando sobre uma onda extrema e excepcional de calor que está prestes a atingir vários estados brasileiros nos próximos dias. A previsão é que o Centro-Oeste seja uma das regiões mais afetadas, com temperaturas podendo chegar a impressionantes 45ºC.
Segundo o comunicado, a segunda metade desta semana será caracterizada por uma massa de ar extremamente quente, descrevendo a situação como de “elevado perigo devido à severidade do calor esperado, exigindo atenção das autoridades”.
Embora essa onda de calor afete todas as cinco regiões do país, espera-se que seja mais intensa em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas poderão ultrapassar os 40ºC.
O alerta, válido até às 19h00 de 24 de setembro destaca :”ONDA DE CALOR. Risco a saude. Temperatura 5 graus acima da media, hidrate-se, evite exposicao ao sol. Periodo de 18 a 24/09. Informacoes 193/199. Proteja-se: Siga as orientações da defesa civil local e do plano de contingência municipal. Em caso de emergência, ligue 199 ou 193.
O Sargento Alberto, que coordena a Defesa Civilde Sorriso confirmou o alerta. “Foi confirmado este aumento de temperatura, mas, na verdade para nós não fará muita diferença porque estamos acostumados com o calor. Temos rios e lagos na cidace e nos parques. Temos muitas árvores e o vento. Mas, o que orientamos para as escolas é que não façam atividades físicas ao ar livre e que todos se hidratem bem, ficando em ambientes arejados. Não vemos muito risco à vida, mas caso seja confirmado outro aumento extravagante da temperatura adotaremos outras medidas’, disse.
Segundo ele, a Defesa Civil passa a monitorar a temperatura ambiente para acompanhar de perto a situação.