Foi assinado na manhã desta terça-feira (21), o termo de cooperação entre o Município de Sorriso e o Governo do Estado de Mato Grosso, para a segunda etapa do Programa Vigia Mais MT. Para o prefeito Alei Fernandes, a modernização da estrutura vai contribuir significativamente com mais segurança.
“Esse é um momento importante pra todos nós, em especial, às forças de segurança, que necessitam diariamente desses equipamentos. Tudo que estiver ao nosso alcance, para garantir a segurança da população, nós vamos planejar e fazer”, disse o prefeito.
Além do prefeito Alei Fernandes, estiveram no ato de assinatura a primeira-dama de Sorriso, Mara Fernandes, o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Coronel Denardi, o secretário adjunto Gilvano de Ávila, o vereador Brendo Braga e os coordenadores da Defesa Civil, Alberto Santos, da Guarda Municipal, Márcio Pires.
O termo prevê a aquisição de novas câmeras de monitoramento, que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, contribuindo para as ações de prevenção e combate ao crime, através das forças de segurança.
Em 2023, município destacou-se como pioneiro na adesão ao programa Vigia Mais MT, ao instalar 345 câmeras, distribuídas estrategicamente de acordo com o interesse das forças de segurança. Com a segunda etapa do programa, serão enviadas para o município mais 293 câmeras, instaladas pela Prefeitura, refletindo o compromisso da gestão em fortalecer a Segurança Pública.
Sorriso já recebeu representantes de outros municípios, para a troca de conhecimento quanto à importância de investir em segurança de forma integrada e tecnológica. O programa Vigia Mais MT é uma iniciativa do governo do estado de Mato Grosso, voltada para o reforço da segurança pública.
Lançado com o objetivo de combater o crime e proporcionar maior segurança à população, o programa inclui o uso de tecnologia avançada, como câmeras de monitoramento e softwares de inteligência, para auxiliar as forças de segurança na prevenção e combate a atividades criminosas.
Além disso, o Vigia Mais MT busca integrar os esforços de diferentes órgãos de segurança, promovendo uma atuação mais eficiente e coordenada.