Sorriso disponibiliza vacina pediátrica contra a Covid-19 em todas as unidades de saúde

Seguindo a recomendação da Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 para 2024, elaborada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o município de Sorriso, no estado de Mato Grosso, anuncia que já possui doses pediátricas da vacina contra a Covid-19 disponíveis em todas as unidades de saúde. A partir deste ano, a vacina pediátrica passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação Infantil.

A decisão de incluir a vacina no calendário nacional foi do Ministério da Saúde (MS), e agora, o imunizante pode ser aplicado em crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, reforça que a vacina Pfizer Baby é inicialmente recomendada para esse grupo e já está disponível em todas as unidades de saúde de Sorriso.

Uma novidade importante é que a vacina contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional, e não é necessário intervalo entre as imunizações, facilitando o processo para os responsáveis pelas crianças.

A Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 para 2024 também traz orientações para outros grupos. Gestantes podem receber a vacina Pfizer (RNAm) a qualquer momento durante a gestação. Além disso, estão previstas doses para grupos prioritários, como pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, trabalhadores da saúde, entre outros.

Para facilitar o processo de vacinação, a coordenadora Taynná destaca que o Ministério da Saúde busca reduzir casos graves e óbitos causados pela Covid-19 através do alcance da cobertura vacinal. Para informações sobre a situação vacinal, os cidadãos podem procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Crianças menores de cinco anos devem ser levadas a qualquer unidade com o cartão de vacina e CPF. Se a criança não tiver o CPF, a certidão de nascimento pode ser apresentada. Para crianças acima de 5 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos, a imunização contra a Covid-19 está disponível na Sala Centralizada de Vacinas no PSF Central, no PSF Novos Campos e no PSF Nova Integração.

A população é incentivada a buscar a imunização, independentemente de fazer parte de grupos prioritários, para garantir a proteção contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde local reforça o compromisso em promover a saúde pública e orienta os cidadãos a procurarem as unidades de saúde para mais informações e esclarecimentos.

Veja também

Aplicação da vacina da Dengue do Butantan começará a partir do dia 17

Guia orienta sobre mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero

Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra

Obras dos quatro novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso

Vigilância contra sarampo é intensificada em SP, MS e PR para evitar reintrodução do vírus

Hospital Central do Estado poderá ser visitado pela população até o dia 6 de janeiro