Sorriso disponibiliza vacina pediátrica contra a Covid-19 em todas as unidades de saúde

Seguindo a recomendação da Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 para 2024, elaborada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o município de Sorriso, no estado de Mato Grosso, anuncia que já possui doses pediátricas da vacina contra a Covid-19 disponíveis em todas as unidades de saúde. A partir deste ano, a vacina pediátrica passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação Infantil.

A decisão de incluir a vacina no calendário nacional foi do Ministério da Saúde (MS), e agora, o imunizante pode ser aplicado em crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, reforça que a vacina Pfizer Baby é inicialmente recomendada para esse grupo e já está disponível em todas as unidades de saúde de Sorriso.

Uma novidade importante é que a vacina contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional, e não é necessário intervalo entre as imunizações, facilitando o processo para os responsáveis pelas crianças.

A Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 para 2024 também traz orientações para outros grupos. Gestantes podem receber a vacina Pfizer (RNAm) a qualquer momento durante a gestação. Além disso, estão previstas doses para grupos prioritários, como pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, trabalhadores da saúde, entre outros.

Para facilitar o processo de vacinação, a coordenadora Taynná destaca que o Ministério da Saúde busca reduzir casos graves e óbitos causados pela Covid-19 através do alcance da cobertura vacinal. Para informações sobre a situação vacinal, os cidadãos podem procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Crianças menores de cinco anos devem ser levadas a qualquer unidade com o cartão de vacina e CPF. Se a criança não tiver o CPF, a certidão de nascimento pode ser apresentada. Para crianças acima de 5 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos, a imunização contra a Covid-19 está disponível na Sala Centralizada de Vacinas no PSF Central, no PSF Novos Campos e no PSF Nova Integração.

A população é incentivada a buscar a imunização, independentemente de fazer parte de grupos prioritários, para garantir a proteção contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde local reforça o compromisso em promover a saúde pública e orienta os cidadãos a procurarem as unidades de saúde para mais informações e esclarecimentos.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde