Sorriso é a cidade de MT com maior taxa de assassinatos de mulheres e a segunda maior do país

 

Um ciclo de palestras com especialistas para avaliar o que tem levado ao aumento da violência contra a mulher está acontecendo em algumas cidades de Mato Grosso. O evento tem o tema “O que tem gerado o aumento da violência contra a mulher”.

Arquivo R9 news

Rondonópolis será o primeiro município de Mato Grosso a receber o ciclo de palestras, que deve ser levado também para outras cidades do Estado, como Vila Bela da Santíssima Trindade e Cáceres.

O evento vai abordar um dos assuntos mais importantes na atual realidade da violência em Mato Grosso.

Idealizado e organizado pela professora Jacy Proença, em parceria com a Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato), o ciclo é uma forma de incentivar o debate e a conscientização de gestores públicos e da sociedade civil organizada sobre a questão da violência contra a mulher, promover interlocução e diálogo, além de sensibilizar mulheres e homens acerca de uma convivência respeitosa e levantar as possíveis causas do que tem gerado o aumento de casos de violência contra a mulher no Estado.

Para isso foram convidadas palestrantes de renome e envolvidas com a causa. Entre elas, a desembargadora Maria Erotides, que é vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT); a defensora pública Rosana Leite, uma das maiores especialistas em feminicídio de Mato Grosso; a tenente-coronel Emirella Martins, coordenadora estadual do Programa de Policiamento Patrulha Maria da Penha da PMMT; a mentora de Mulheres Empreendedoras e Especialista em Comportamento Humano, Kátia Arruda; a juíza Amini Haddad, que leciona na Faculdade de Direito da UFMT e é assessora da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF); e a delegada da Mulher em Cuiabá, Jozirlethe Criveletto.

Além das palestras, no evento serão distribuídos formulários. O objetivo é, através deles, reunir dados socioeconômicos e anexá-los à pesquisa que está sendo realizada sobre o assunto em Mato Grosso. Para participar é preciso fazer a inscrição na Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.
Maior taxa de feminicídios do Brasil

Este ano a Lei Maria da Penha 11.340/2006 completa 17 anos. Porém, Mato Grosso tem a maior taxa de feminicídio entre os Estados brasileiros, com 3,6 casos por 100 mil habitantes. E, de todos os homicídios de mulheres registrados no estado de Mato Grosso, 59,6% são classificados como feminicídio. Três a cada quatro vítimas de feminicídio tinham entre 19 e 44 anos.

A maioria (61,8%) era negra. E sabendo que, em geral, o agressor trata-se de uma pessoa conhecida: 81,5% dos assassinos eram companheiros ou ex-companheiros, enquanto 8,3% das mulheres foram mortas por outros parentes.

Assim, entende-se que a violência está generalizada, atingindo em maior grau as mulheres, e em qualquer dos espaços. Em maior índice vem ocorrendo a violência doméstica, que atinge mulheres das diversas camadas sociais, principalmente as mulheres pobres e pretas.

Em Mato Grosso, Sorriso é o Município que apresenta a maior taxa de assassinatos de mulheres – 24,7%, sendo a segunda maior do país -, comparativamente a capital Cuiabá marcou 8,5%. Os municípios de Cáceres e Vila Bela, por sua vez, localizadas em região fronteiriça apresentam a violência física (54,5%) com maiores índices, seguida da violência caracterizada como estupro de vulnerável (13,9%).

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo