O investimento federal faz parte de um pacote que destina mais de R$ 2 bilhões para ampliar o acesso à educação infantil e fortalecer o transporte escolar em todo o país
O município de Sorriso foi incluído na lista de cidades mato-grossenses que receberão novas unidades de educação infantil por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Educação. A seleção foi divulgada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação, e prevê a construção de creches e a aquisição de ônibus escolares em diversas regiões do país.
Em Mato Grosso, nove cidades foram contempladas com novas creches: Sorriso, Nova Mutum, Cuiabá (com quatro unidades), Confresa, Barra do Garças, Pedra Preta, Juína, Novo Santo Antônio e São Félix do Araguaia. Outras 14 cidades receberão ônibus escolares, incluindo Guarantã do Norte, Nova Brasilândia e Matupá.
No total, o investimento federal chega a R$ 2,3 bilhões. Desses, R$ 1,77 bilhão será destinado à construção de 505 creches e escolas em 455 municípios, e R$ 500 milhões serão utilizados para a compra de 1.000 ônibus escolares, beneficiando 1.000 cidades brasileiras.
As prefeituras que tiveram suas propostas aprovadas para construção de creches, como é o caso de Sorriso, deverão firmar um Termo de Compromisso com o FNDE e registrar o projeto na plataforma TransfereGov em até 30 dias após a publicação oficial. Para os veículos escolares, as normas complementares ainda serão publicadas pelo governo federal.
O anúncio dos investimentos foi feito no dia 24 de julho, em evento realizado em Minas Novas (MG), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil), e da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.
Segundo o Ministério da Educação, a seleção priorizou regiões com maior vulnerabilidade social, com foco na ampliação do acesso à educação infantil e na garantia de transporte escolar seguro e adequado — medida que visa combater a evasão escolar e promover a permanência dos estudantes nas instituições de ensino.