Sorriso: em sessão extraordinária, vereadores reprovam relatório da CPI da Saúde

Em sessão extraordinária a Câmara de vereadores reprovou nesta sexta-feira (16-12), o relatório da CPI da Saúde.

7 votos a favor e 3 contra. Como eram necessários 8 votos favoráveis, o relatório está reprovado. Damiani, Diogo e Marlon foram os vereadores que votaram contra o relatório e Celso Kosak se absteve da votação.

Foram meses de oitivas e análise de documentos pelos integrantes da comissão, que teve como presidente o Vereador Rodrigo Machado, como relatora Jane Delalibera e Maurício Gomes como membro. O vereador Wanderley Paulo foi suplente da comissão.

O relatório da comissão aponta, entre outros, que o Ministério Público seja acionado para aprofundar investigação por possível pratica de ato de improbidade.

“ […] a responsabilidade por conferir as ordens de pagamento, a origem da despesa, e se a ordem judicial estava sendo cumprida, a fim de se evitar que uma mesma decisão judicial fosse utilizada indiscriminada para realizar os pagamentos indevidos é da Tesouraria, sendo que há constatado prejuízo ao erário, advindo de desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres do fundo, de responsabilidade deste. Não podendo ser ignorada a necessidade de perquirição pelo órgão do Ministério Público para aprofundamento da possível prática do ato de improbidade administrativa capitulada na Lei 8429/92.”

O relatório sugere ainda que diante das provas juntadas durante as investigações seja dada entrada em juízo com uma Ação Civil Pública visando apurar atos de improbidade administrativa e responsabilizar a quem for por danos morais e materiais causados ao patrimônio público.

No relatório a comissão pede ainda que o Ministério Público proceda com análise de toda a documentação levantada durante a CPI e que seja remetida cópia dos autos ao GAECO “[…] a fim de promover investigação e intentar a competente ação penal contra os envolvidos, vez a existência, em tese, de crime de peculato (art. 312 do Código Penal) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal). “.
No âmbito da gestão, a CPI pede que seja criado “[…] dentro da Secretaria Municipal de Saúde um Núcleo para recebimento e processamento dos processos judiciais, formada por servidor público de carreira com conhecimentos técnicos, composto por enfermeiros, advogados, médicos para acompanhar a legalidade dos procedimentos e, para analisar o valor dos orçamentos. Portanto, agindo para criação de um sistema seguro para controlar os processos de pagamento de processos judiciais, a fim de evitar pagamento indevidos como foi verificado nesta CPI […]”.

Pede ainda o relatório que seja remetida cópia dos autos do relatório ao Tribunal de Contas para que promova investigação e procedimentos, bem como ao Procurador Geral do Estado de Mato Grosso, haja vista ter havido desvio de verbas públicas das contas do Estado.

Ao prefeito Ari Lafin, a CPI solicita que adote medidas necessárias para que melhore a fiscalização e execução das ordens judiciais com determinação de realização de procedimentos de saúde. “[…]Criar dentro da Secretaria Municipal de Saúde um Núcleo para recebimento e processamento dos processos judiciais, formada por servidor público de carreira com conhecimentos técnicos, composto por enfermeiros, advogados, médicos para acompanhar a legalidade dos procedimentos e, para analisar o valor dos orçamentos. Portanto, agindo para criação de um sistema seguro para controlar os processos de pagamento de processos judiciais, a fim de evitar pagamento indevidos como foi verificado nesta CPI”.

O relatório pede ainda que seja acompanhada a implementação de todas as medidas pelo controlador interno do município e que realize auditoria nas contas do Fundo Municipal de Saúde.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal