A UPA Sara Akemi Ichicava atendeu cerca de 20 pacientes por hora nesta segunda-feira, dia 27 de março, e registrou um total de 473 atendimentos ao longo do dia. A alta demanda de pacientes fez com que a equipe médica precisasse de reforços, contando com dez médicos da rede municipal de saúde durante a noite.
A principal queixa dos pacientes é de sintomas gripais, o que indica um surto da doença na região. Apesar disso, a equipe médica da UPA continua atendendo emergências e urgências a todo momento, com ambulâncias chegando constantemente à unidade.
Para lidar com a grande quantidade de pacientes, a Secretaria de Saúde e Saneamento abriu uma extensão da UPA à noite e manteve a Upinha da Zona Leste e o PSF Santa Clara como pontos de apoio durante todo o fim de semana. O gestor da secretaria pede compreensão da população e ressalta que a equipe médica está comprometida em dar o melhor em cada plantão.
Além disso, a UPA Sara Akemi Ichicava está em processo de reforma e ampliação, com investimento de mais de um milhão de reais para a construção de mais 321,23m² e melhorias na estrutura da unidade. A obra deve ser entregue até o meio do ano e trará novos espaços, como ampliação na recepção, salas administrativas, área de emergência e de observação, além de banheiros e áreas de descanso.