Conforme Luís Fábio, esse é um projeto de extrema importância. “Uma base do SAMU automaticamente reflete na qualidade de vida das pessoas que necessitam de atendimento de urgência, seja por acidentes de trânsito ou por quaisquer outros tipos de necessidade de atendimento”, diz.

O secretário destaca ainda que hoje todo o trabalho de atendimento vem sendo desenvolvido “de maneira brilhante pelo Corpo de Bombeiros; mas sabemos que o Município cresceu muito e precisamos avançar cada vez mais, e, o SAMU traz a condição perfeita de atendimento de socorro”, pontua. “Hoje a Secretaria Municipal de Saúde já disponibiliza profissionais que estão cedidos ao Corpo de Bombeiros para auxiliar nos resgates, demonstrando e reiterando a integração entre saúde e segurança que há em Sorriso”, frisa o secretário.

Nesse momento, o Município busca a implantação de uma unidade via termo de cooperação técnica com o Estado. “Nós já contamos com profissionais que foram capacitados no ano passado em Cuiabá; também dispomos de veículos e equipamentos”, destaca. “No momento estamos buscando um espaço para a instalação da sede física, que está em fase de finalização do projeto estrutural para que o serviço possa funcionar de forma efetiva auxiliando na rede de urgência e emergência que já existe no Município”, lembra o secretário.

Independente do lugar, o SAMU é acionado pelo número 192. Em Sorriso, o número (192)  já está ativo, e, ao ligar o morador de Sorriso é atendido pela central telefônica do SAMU em Cuiabá, mesmo sem o atendimento in loco implantado. “Já temos esse quesito atendido, que é um dos principais e mais caros, onde médicos e enfermeiros estão do outro lado da linha para atender e prestar a devida resposta ao cidadão que precisar”.

O prefeito Ari Lafin pontua que com a disposição de cooperação do Município o processo poderá ser acelerado. “Nossa intenção é ter uma base aqui o quanto antes à disposição da nossa população”, salienta.

 

SAMU 192

O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico – acionado pelo 192 em qualquer parte do país; quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. Assim que o SAMU é acionado imediatamente já tem começam os procedimentos clínicos com a orientação ao paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações a serem realizadas.  O Serviço atende 24 horas por dia e conta com a colaboração de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Esses profissionais atendem a ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.