A Voz do Povo: Sorriso FM marca presença na FAMATO EMBRAPA SHOW em Cuiabá (vídeo)

O Famato Embrapa Show foi aberto oficialmente na noite de ontem (22.06), no Cenarium Rural, em Cuiabá. Com o auditório lotado, o evento reuniu pesquisadores, presidentes de sindicatos rurais de Mato Grosso, produtores, entidades de classe das principais cadeias agrícolas do estado, políticos e lideranças de federações agrícolas de outros estados do Brasil.

A programação técnica do Famato Embrapa Show inicia nesta quinta e segue até a sexta-feira (23 e 24), no auditório principal, com painéis de debate compostos por palestras e momento para perguntas e respostas.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Normando Corral abriu o evento que contou com a presença maciça de produtores, pesquisadores e lideranças do setor agropecuário.
“Estamos muito felizes em recepcionar a Embrapa neste evento, tão importante para o desenvolvimento da agricultura e pecuária no Brasil. Nós produtores rurais temos muito a agradecer, esta é uma espécie de retribuição por todo serviço prestado pela EMBRAPA que tem tanta pesquisa aplicada, soluções. A Embrapa como o presidente em exercício já demonstrou pelo tanto de pesquisa que tem para ser aplicada em campo. A intensão desse evento é trazer as pesquisas e soluções disponíveis para o produtor. Porque a EMBRAPA tem a função de pesquisar, de fazer ciência, e nós de levar ao conhecimento por meio da extensão rural, isso podemos fazer e ajudar. “

O diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Guy Capdeville, também falou sobre as pesquisas desenvolvidas e frisou que a ciência é o verdadeiro embaixador do Brasil. E que a Embrapa está sempre trazendo inovações e novidades ao produtor.
“Estamos com várias mostras tecnológicas, em parceria com a Famato, essa parceria que vem de muitos anos, nesse evento o produtor pode conhecer várias dessas tecnologias, o produtor tem um QR code que já vai abrir direto na página da Embrapa e ele vai conhecer um monte dessas tecnologias. Para buscar a Embrapa, ele pode fazer isso pelas próprias unidades de pesquisas, pode ir na unidade de Sinop, na Embrapa Gado de Corte, na Embrapa Pantanal, buscar a chefia da unidade e falar estou com problema tal e preciso resolver e as unidades vão mobilizar as equipes para fazer essa parceria com ele e resolver o problema. Se for soluções que já estamos desenvolvendo será mais rápido de resolver, se for um problema novo para começar do zero vai levar algum tempo, porque a ciência não é tão rápida. Mas a gente já tem muita coisa desenvolvida, as vezes o problema que o produtor está tendo pode ser resolvido num estalar de dedos.”

Ele também ressaltou as pesquisas da Embrapa na área da pecuária: “Na área da Pecuária estamos trabalhando muito as questões de genética, desenvolvendo softwares para poder apoiar o produtor no programa de desenvolvimento genético dele, desenvolvendo tecnologia de inseminação, trazendo edição gênica, falam tanto em emissão de metano pelo boi, mas a gente pode pensar em plantas que podem digerir mais e controlar a emissão de metano. O metano é emitido porque tem uma bactéria oportunista que cresce lá no rumem. Se podemos controlar essa bactéria, se a gente colocar um alimento que essas bactérias não tenham como crescer muito a gente diminui a emissão e vai acabar fazendo um processo sustentável. Então tem muita coisa andando nesse sentido dentro da Embrapa. “
Outra importante parceria com a Famato foi destaque no evento de abertura: o projeto Patrulhamento Rural.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, falou sobre a iniciativa, que é realizada entre a Famato e a Polícia Militar de Mato Grosso, e visa a segurança do homem e da mulher no campo.

“Hoje o patrulhamento se encontra em todos os comandos regionais. Comando Regional de Sinop, através do coronel Sodré já temos a patrulha em toda região. Temos em Sorriso o patrulhamento rural para atender todos os produtores rurais da região. O patrulhamento é para atender o homem e a mulher do campo. Estamos prontos para atender a todos fazendo um trabalho preventivo e presente nas propriedades rurais. Nesse momento estamos fazendo o georeferenciamento, para que até o final do ano tenhamos todas as propriedades georeferenciadas para que possamos fazer um trabalho bastante integrado com todos os produtores rurais”.

O comandante explicou como funciona a patrulha rural e como o produtor faz contato com o setor de segurança: “Temos o comandante da cidade, onde ele, juntamente com o Sindicato Rural do município devem estar integrados para que eles possam percorrer as propriedades rurais para garantir essa segurança. Mas tem que quebrar a barreira da burocracia e estar mais aproximado, mais junto para que o policial militar possa estar mais presente, principalmente nessa fase de plantio e utilização de fertilizantes, que sabemos que esses produtos são alvos dos marginais e por isso precisamos desse trabalho integrado entre a Polícia Militar e o Sindicato Rural”.

 

galeria de imagens

Veja também

SENAC Sorriso oferece diversos cursos gratuitos de formação profissional

Idealizador do Grito do Ipiranga fala sobre desafios dos produtores rurais no Programa A Voz do Povo

Primeiro sorteio do IPTU premiado será de R$ 30 mil; para participar é preciso emitir carnê até domingo

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso: PM recupera armas e objetos furtados; suspeito tentou escapar da prisão

Tradicional Quermesse no Santuário de Nossa de Nossa Senhora do Sorriso começa hoje