Sorriso fecha a 11ª Semana Epidemiológica com recorde de casos positivos

A segunda quinzena do mês de março coincide com o fechamento da 11ª Semana Epidemiológica de Monitoramento à Covid-19 em 2021. E, infelizmente, por duas semanas consecutivas os dados mostram que o número de casos positivos tem aumentado. Isso porque entre os dias 5 a 10 de março, data da 10ª Semana Epidemiológica o município havia registrado 401 novos casos positivos e, entre os dias 11 a 17 de março, datas que compreendem a 11ª Semana, 456 novos casos positivos foram contabilizados, sendo o maior número de casos em uma única semana de 2021. São 238 casos a mais em relação à 8ª semana, entre os dias 19 a 25 de fevereiro, quando 191 infectados foram registrados.

De acordo com o sistema da Secretaria de Saúde e Saneamento, na 1ª semana epidemiológica de 2021, foram contabilizados 373 casos ativos; na 2ª 392, o maior número que havia sido registrado até então. Na 3ª ocorreram 379 casos. A partir de então, os registros apontam uma queda, na 4ª semana foram 345 casos; na 5ª 321; na 6ª 267; na 7ª 258, na 8ª 191. E na sequência, entrando na 9ª semana há um aumento de 122 novos positivos, chegando a 313 pessoas com vírus ativo no organismo; na 10ª Semana foram 401 novos infectados; chegando a 456 na 11ª Semana.

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, pontua que esse aumento tem preocupado a todos os que atuam na linha de frente no combate à Covid-19.  Ele lembra que no mundo todo, novas cepas estão sendo registradas e completa que “não temos como afirmar que há casos dessas novas cepas aqui porque não dispomos de  laboratório para análise. Mas, precisamos ter consciência de que o vírus vem sofrendo mutações e podemos sim já estar sofrendo essas consequências aqui também”, salienta.

Marchioro destaca ainda que o município vive um momento crítico. “Portanto, mais do que nunca precisamos ser conscientes e fazer uso da máscara, do álcool 70%, evitar as aglomerações e festas clandestinas. Precisamos respeitar a nossa vida e a vida do outro”, frisa. O secretário faz questão de lembrar que o medicamento mais eficaz ainda é a prevenção para evitar o contágio. “Dispor de UTI, de leitos clínicos, equipes e medicamentos é uma retaguarda que precisamos ter e que respiramos com alívio por ter os profissionais com quem contar e estrutura física; mas precisamos continuar com as práticas protetivas para evitar que o sistema entre em colapso”, frisa.

E a recomendação para quem sentir sintomas, isto é, qualquer sintoma que possa estar relacionado à Covid-19 é procurar atendimento imediato. Tanto o HC quanto a UPA ficam abertos 24 horas. Além disso, o PSF Nova Integração, localizado na Zona Leste, também está atendendo no período noturno. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos – Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário lembra ainda que qualquer dúvida em relação à Covid-19 ou mesmo denúncia pode ser realizada pelo número 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.

Veja também

Hospital Central faz primeira cirurgia robótica pelo SUS em Mato Grosso

Governo premia 42 municípios com melhor desempenho no programa Imuniza Mais MT

Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras

Lacen ganha nova sede e amplia capacidade de diagnóstico

UPA passa a disponibilizar atendimento odontológico de urgência aos fins de semana e feriados

Prevenção e diagnóstico precoce são aliados no combate ao câncer, alerta oncologista em entrevista na Sorriso FM