Sorriso: finalistas da Etapa regional do 17º FETRAN participarão da fase estadual

Apoiada pela Prefeitura e sob a coordenação da secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio do departamento de Cultura, realizou-se, de 16 a 18 de agosto, a etapa Teles Pires do FETRAN Mato Grosso – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito.

Nove peças de Sorriso e do distrito de Boa Esperança participaram do evento nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil.

O mistério da rua Boa Esperança, conquistou o primeiro lugar na categoria infantil e se classificou para a etapa estadual, em Cuiabá. A obra representou o polo cultural do distrito de Boa Esperança, além da classificação a peça conquistou os prêmios de atriz revelação, atriz destaque, direção destaque, maquiagem destaque. A direção ficou a cargo do Prof. Natanael Oliveira.

O espetáculo Ana faixa, a rainha foi vencedor na categoria infanto-juvenil e irá defender a região, na capital, no período de 17 a 21 de outubro. A peça também teve a direção do Prof. Natanael Oliveira do polo de Boa Esperança e recebeu as seguintes premiações: cenário destaque, direção destaque, figurino destaque, ator destaque e destaque maquiagem.

Acelera nave, peça da categoria juvenil, encenada pelo grupo de teatro THESPIS, do Departamento de Cultura Sorriso, ganhou diversos prêmios além da primeira colocação que a leva aos palcos do Fetran, em Cuiabá. A direção é do Prof. Ney Miguins. A peça conquistou, ainda, os prêmios: melhor cenário, melhor diretor, melhor texto, melhor maquiagem, melhor iluminação, melhor sonoplastia, ator e atriz destaque, ator e atriz revelação.

A secretária de Educação e Cultura, Lucia Drechsler, ressalta que as peças apresentadas são de alto nível técnico e carregadas de emoção. “Independente da colocação e premiação todos os grupos fizeram um trabalho de grande importância. Dentro do possível as peças serão levadas às escolas, pois o objetivo do Fetran é diminuir os acidentes de trânsito, através da conscientização de pedestres, ciclistas ou motoristas de moto carro ou caminhão. É importante lembrar que quem faz o trânsito somos todos nós”, observa.

Fetran – O festival é uma promoção pela Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN/MT), com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) e também com as prefeituras das cidades que sediam o evento.

O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população, em especial crianças, adolescentes e jovens sobre seus direitos e deveres enquanto usuários das vias terrestres, com a finalidade de formar cidadãos comprometidos com a segurança no trânsito e o bom convívio social, por meio das artes cênicas, fomentando a produção cultural e artística no ambiente escolar e a sensibilização dos indivíduos quanto a responsabilidade de todos na construção de um trânsito seguro.

Para participar do Fetran as peças precisam, necessariamente, abordar questões ligadas ao trânsito e os melhores nas categorias Infantil, Infanto-juvenil e Juvenil vão para a final.

Veja também

Famílias do projeto Mãezinha do Céu participam de clipe musical e recebem ceia de Natal antecipada

Oficinas culturais de 2025 em Sorriso chegam ao fim com série de apresentações

Secretaria de Cultura apresenta programação do Palco de Natal, que segue todas as noites até 25 de dezembro na Praça da Juventude

Evento teste leva 50 mil pessoas para show do Natanzinho no Parque Novo Mato Grosso

Papai Noel recebe as chaves de Sorriso neste domingo na abertura do Natal Luz

Bandas de Sorriso celebram conquistas nacionais e vaga para a Copa América 2026