Sorriso FM recebe promotora Dra. Fernanda Pawelec para falar sobre cartilha “Sorriso Contra a Violência”

O programa A Voz do Povo, da rádio Sorriso FM, recebeu nos estúdios nesta quarta-feira (30), a promotora criminal Dra. Fernanda Pawelec. Durante a entrevista, a promotora apresentou detalhes sobre o lançamento da cartilha “Sorriso Contra a Violência”, que neste ano terá sua primeira edição impressa — até então, o material era disponibilizado apenas em formato digital.

A cartilha, que será lançada oficialmente no final de agosto, reúne informações relevantes sobre a legislação e os fatores relacionados à violência doméstica, além de reflexões sobre como lidar com essas situações. Uma das novidades é a ilustração feita com desenhos produzidos por estudantes de Sorriso, selecionados por meio de um concurso. Segundo a promotora, a criatividade e a assertividade das crianças ao representarem o tema em seus desenhos impressionaram profundamente.

Ao longo da conversa, Dra. Fernanda enfatizou que o machismo, sobretudo como uma construção cultural, é o principal fator motivador da violência doméstica e também explica, em grande parte, o elevado número de casos de estupro. Ela alertou que Sorriso, infelizmente, voltou a ocupar o segundo lugar no ranking nacional de cidades com maior número de ocorrências desse tipo de crime.

O lançamento da cartilha está previsto para o final do mês, com uma noite de autógrafos dos alunos autores das ilustrações vencedoras e uma roda de conversa no Centro de Eventos Rota do Sol, reunindo autoridades, educadores e a comunidade em geral para debater o tema. A iniciativa reforça o compromisso da promotoria com a educação preventiva e o enfrentamento à violência.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

galeria de imagens

Veja também

Mato Grosso lidera crescimento industrial em novembro e projeta novo impulso em 2026

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida em Sorriso

Mulher cai em golpe após agendar horário em salão que teve número clonado

Sorriso ganha espaço no setor cinematográfico com produções no município

Polícia Civil prende inquilino que estuprou idosa de quem aluga imóvel em Sinop

Polícia Civil deflagra megaoperação, cumpre 471 mandados e desarticula facção criminosa em Primavera do Leste e região