Sorriso FM recebe promotora Dra. Fernanda Pawelec para falar sobre cartilha “Sorriso Contra a Violência”

O programa A Voz do Povo, da rádio Sorriso FM, recebeu nos estúdios nesta quarta-feira (30), a promotora criminal Dra. Fernanda Pawelec. Durante a entrevista, a promotora apresentou detalhes sobre o lançamento da cartilha “Sorriso Contra a Violência”, que neste ano terá sua primeira edição impressa — até então, o material era disponibilizado apenas em formato digital.

A cartilha, que será lançada oficialmente no final de agosto, reúne informações relevantes sobre a legislação e os fatores relacionados à violência doméstica, além de reflexões sobre como lidar com essas situações. Uma das novidades é a ilustração feita com desenhos produzidos por estudantes de Sorriso, selecionados por meio de um concurso. Segundo a promotora, a criatividade e a assertividade das crianças ao representarem o tema em seus desenhos impressionaram profundamente.

Ao longo da conversa, Dra. Fernanda enfatizou que o machismo, sobretudo como uma construção cultural, é o principal fator motivador da violência doméstica e também explica, em grande parte, o elevado número de casos de estupro. Ela alertou que Sorriso, infelizmente, voltou a ocupar o segundo lugar no ranking nacional de cidades com maior número de ocorrências desse tipo de crime.

O lançamento da cartilha está previsto para o final do mês, com uma noite de autógrafos dos alunos autores das ilustrações vencedoras e uma roda de conversa no Centro de Eventos Rota do Sol, reunindo autoridades, educadores e a comunidade em geral para debater o tema. A iniciativa reforça o compromisso da promotoria com a educação preventiva e o enfrentamento à violência.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

galeria de imagens

Veja também

Médico morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR-163 em Sorriso

Mulher tem dedos esmagados ao prendê-los em cilindro elétrico 

Engenheiro agrônomo morre em capotamento na MT-242 entre Sorriso e Ipiranga do Norte

PF apreende avião usado no tráfico internacional de drogas em Guarantã do Norte

Motor furtado há 23 anos em Porto Alegre é encontrado durante abordagem na BR-163, em Sorriso

Mutirão Pai Presente do TJMT garante acesso à paternidade responsável e resgate da identidade