Outros pontos que aumentam os casos são o consumo de bebida alcóolica e o uso de narguilé e cigarro eletrônico, responsáveis pelo desenvolvimento de câncer na boca, laringe, pulmão, além de reflexos negativos sobre a função pulmonar e a saúde bucal.

A formação integra um calendário de capacitações em andamento na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento. A meta é propiciar educação de qualidade em oncologia para agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, profissionais de vigilância sanitária, odontólogos, funcionários dos setores de epidemiologia e de regulação e para enfermeiros da rede municipal de saúde.

Conforme o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, as capacitações vêm sendo realizadas há cerca de quatro anos, sendo que nesse ano um programa ainda mais robusto foi desenvolvido.

“Temas como câncer infanto-juvenil, tumores de pele, câncer de mama, câncer de próstata e câncer de pulmão estão sendo trabalhados para que, havendo suspeita, o paciente possa ser acolhido e receber o tratamento adequado”, explica Marchioro. “O doutor Mário também está destacando um pouco de como é o tratamento em casos em que já há o diagnóstico. Toda a nossa equipe está empenhada em propiciar mais qualidade de vida aos pacientes e seus familiares”, ressalta.

As capacitações fazem parte do Departamento de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, com atuação permanente e que busca discutir os mais diversos assuntos e temas relativos à saúde.