Sorriso formaliza horário estendido para o fim de ano

O fim de ano chegou e com ele vem a época mais aguardada pelos comerciantes: a das vendas de fim de ano. E para facilitar, foi assinado nesta manhã (30) o decreto que formaliza o horário estendido do período. A assinatura contou com a presença do prefeito Ari Lafin, representantes do comércio local e dos secretários Cláudio Oliveira (Desenvolvimento Econômico) e José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil).

Pelo decreto nº 617 de 23 de novembro, a partir desta quarta-feira (1º) ao dia 9 de dezembro, o comércio funcionará até às 19h; do dia 10 ao dia 23 de dezembro, até às 21h; e, no dia 24, a véspera de Natal, até às 18h.

O prefeito Ari Lafin, destaca que a ampliação do horário para as compras de Natal e Ano Novo tem o objetivo de fomentar o comércio local. “Foi um acordo coletivo, os empresários darão continuidade à todas as medidas protetivas que o momento ainda exige, buscando ampliar as vendas; essa é também uma forma de atender ao público com mais comodidade”, explica.

“Há ainda a Lei de Liberdade Econômica que permite ao empresário se organizar e determinar quais os melhores horários para abrir; lembrando que as questões trabalhistas como ou horas-extras ou banco de horas precisam ser discutidas entre empresários/colaboradores”, acrescenta Cláudio.

Além de oficializar o horário estendido do comércio, o gestor da Semsep, José Carlos Moura, adiantou que a segurança também será ampliada nesse período. “Esse é um período de maior movimento, muita circulação, em que há uma tendência natural no aumento dos índices de criminalidade, automaticamente há a necessidade de um trabalho extra das nossas forças de segurança”, frisa ao lembrar que amanhã (1º) será realizado o lançamento oficial da Operação Fim de Ano | Sorriso Mais Segura na sede da Semsep, visto que o trabalho já iniciou ainda no dia 1º de novembro.

“Aproveitamos a reunião de hoje para discutir com os empresários como as forças de segurança irão agir; destacamos ainda que ao perceber uma situação fora do comum qualquer pessoa pode e deve acionar as forças de segurança pelos canais já conhecidos, como o número da Guarda de Trânsito e das forças policiais”, diz.

Moura também aproveita para enviar um recado para quem vai viajar. “A questão da segurança não é só evitar um roubo, mas também um acidente; então quem for pegar a estrada deve ter cuidado redobrado e verificar as condições do veículo”, completa.

Para o gerente de uma rede de lojas, José Roberto, dezembro naturalmente atrai as pessoas para o comércio e ampliar a segurança nesse momento, permite trabalhar de forma mais tranquila.

Veja também

Fadiga dos pilotos pode ter contribuído para queda de avião da Voepass em 2024, aponta MTE

Desemprego recua para 5,6%, menor taxa desde 2012, mostra IBGE

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação