Sorriso formaliza horário estendido para o fim de ano

O fim de ano chegou e com ele vem a época mais aguardada pelos comerciantes: a das vendas de fim de ano. E para facilitar, foi assinado nesta manhã (30) o decreto que formaliza o horário estendido do período. A assinatura contou com a presença do prefeito Ari Lafin, representantes do comércio local e dos secretários Cláudio Oliveira (Desenvolvimento Econômico) e José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil).

Pelo decreto nº 617 de 23 de novembro, a partir desta quarta-feira (1º) ao dia 9 de dezembro, o comércio funcionará até às 19h; do dia 10 ao dia 23 de dezembro, até às 21h; e, no dia 24, a véspera de Natal, até às 18h.

O prefeito Ari Lafin, destaca que a ampliação do horário para as compras de Natal e Ano Novo tem o objetivo de fomentar o comércio local. “Foi um acordo coletivo, os empresários darão continuidade à todas as medidas protetivas que o momento ainda exige, buscando ampliar as vendas; essa é também uma forma de atender ao público com mais comodidade”, explica.

“Há ainda a Lei de Liberdade Econômica que permite ao empresário se organizar e determinar quais os melhores horários para abrir; lembrando que as questões trabalhistas como ou horas-extras ou banco de horas precisam ser discutidas entre empresários/colaboradores”, acrescenta Cláudio.

Além de oficializar o horário estendido do comércio, o gestor da Semsep, José Carlos Moura, adiantou que a segurança também será ampliada nesse período. “Esse é um período de maior movimento, muita circulação, em que há uma tendência natural no aumento dos índices de criminalidade, automaticamente há a necessidade de um trabalho extra das nossas forças de segurança”, frisa ao lembrar que amanhã (1º) será realizado o lançamento oficial da Operação Fim de Ano | Sorriso Mais Segura na sede da Semsep, visto que o trabalho já iniciou ainda no dia 1º de novembro.

“Aproveitamos a reunião de hoje para discutir com os empresários como as forças de segurança irão agir; destacamos ainda que ao perceber uma situação fora do comum qualquer pessoa pode e deve acionar as forças de segurança pelos canais já conhecidos, como o número da Guarda de Trânsito e das forças policiais”, diz.

Moura também aproveita para enviar um recado para quem vai viajar. “A questão da segurança não é só evitar um roubo, mas também um acidente; então quem for pegar a estrada deve ter cuidado redobrado e verificar as condições do veículo”, completa.

Para o gerente de uma rede de lojas, José Roberto, dezembro naturalmente atrai as pessoas para o comércio e ampliar a segurança nesse momento, permite trabalhar de forma mais tranquila.

Veja também

Suínos: preços sobem na 2ª quinzena, mas médias variam conforme região

Mato Grosso está em 4º lugar no ranking de desigualdade salarial; mulheres ganham 31,4% menos que os homens

Prefeitura de Sorriso emite nota de esclarecimento sobre declarações de secretário em reunião com servidores

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Sorriso: mais de 100 mulheres participam do 2º Encontro da Mulher Rural de Produtiva

Serviços postais nacionais e internacionais serão reajustados em abril