Os golpistas estariam entrando em contato com pessoas próximas, clientes e amigos, oferecendo serviços jurídicos falsos e solicitando valores indevidos
Uma advogada, cuja identidade será preservada, registrou boletim de ocorrência após tomar conhecimento de que golpistas estão utilizando sua imagem e identidade profissional de forma indevida para aplicar golpes por meio de aplicativos de mensagens. Segundo o relato, no dia 11 de abril de 2025, ela foi novamente informada por terceiros que criminosos estariam se passando por ela, utilizando o número de telefone (66) 99717-8213. Os golpistas estariam entrando em contato com pessoas próximas, clientes e amigos, oferecendo serviços jurídicos falsos e solicitando valores indevidos.
A advogada afirmou que sua primeira ação foi alertar seus contatos, avisando que se tratava de uma fraude e orientando para que não respondessem nem realizassem qualquer tipo de pagamento. Em seguida, ela denunciou o número ao WhatsApp, utilizando a opção de “denunciar e bloquear”, e também enviou e-mail ao suporte da plataforma com o intuito de interromper a continuidade da fraude.
Além disso, ela utilizou suas redes sociais (Instagram, Facebook e status do WhatsApp) para publicar alertas e conscientizar o público sobre o golpe. Em suas publicações profissionais, explicou o ocorrido e reforçou a importância de desconfiar de mensagens suspeitas.
De acordo com o boletim, os criminosos teriam baixado fotos de seus perfis profissionais — como Instagram, LinkedIn, site oficial e Facebook — e extraído informações sobre sua atuação como advogada. Tais dados estariam sendo usados para criar perfis falsos, dando veracidade ao golpe.
Até o momento, não há indícios de vazamento de outros dados pessoais, mas a comunicante segue em alerta. Ela reforça que está formalizando a denúncia com o objetivo de proteger sua reputação e evitar que outras pessoas sejam lesadas. Por fim, ela pede que todos que receberem mensagens suspeitas do número (66) 99717-8213 façam a denúncia na plataforma e evitem qualquer tipo de interação.