Sorriso: idoso é socorrido pela equipe do SAMU com desidratação após ingerir medicação com leite

Um idoso de 76 anos precisou de atendimento do SAMU após passar mal em casa na tarde desta quinta-feira (31). Ele, que estava sozinho, solicitou apoio de um vizinho para acionar a equipe de socorristas. No local, os profissionais constataram que o paciente apresentava sinais de hiperglicemia e hipotensão. “Demos prioridade no atendimento, porque a hipotensão pode levar a uma parada. Fizemos então acesso venoso e colocamos um soro em fluxo aberto, removendo-o para a UPA”, explicou a enfermeira Ana, que integra a equipe de socorro.

De acordo com o relato do próprio idoso, ele havia ingerido Captopril — medicação que utiliza regularmente para controle da pressão arterial — junto com leite. Alguns medicamentos, como Captopril, vêm com a recomendação de serem ingeridos apenas com água, evitando leite ou suco. Logo após a ingestão, o paciente apresentou diarreia, além de sudorese e palidez intensas, que indicavam rápida desidratação.

Os profissionais de saúde alertam sobre a importância de seguir atentamente as orientações da bula e as recomendações de ingestão dos medicamentos, pois algumas substâncias podem interagir de forma inadequada com alimentos como leite e suco.

galeria de imagens

Veja também

Clínica Majestic recebe nesta semana atendimento de especialista em harmonização facial

Cartório Eleitoral orienta população sobre cadastro de mesários e regras do período pré-eleitoral

Conscientização e denúncia são fundamentais no combate à violência contra a pessoa idosa, alerta psicólogo em Sorriso

SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

Rotary Clube de Sorriso realiza mais uma edição da limpeza do Rio Lira

Polícia Militar recebe denúncias e encontra drogas escondidas próximas a lixo