Sorriso inaugura Escritório Social para acolhimento e reinserção de egressos do sistema prisional

Nesta quarta-feira (06), o município de Sorriso celebrou a inauguração do Escritório Social, a oitava unidade do Estado a abrir suas portas para o acolhimento e reinserção no mercado de trabalho de reeducandos egressos do sistema prisional. A cerimônia contou com a presença do prefeito Ari Lafin, a primeira-dama, o desembargador Orlando Perri, membros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Fórum da Comarca de Sorriso, Promotoria Pública e forças de segurança.

O Escritório Social é definido como um equipamento de gestão compartilhada entre os Poderes Judiciário e Executivo. Sua principal função é acolher e encaminhar pessoas egressas do sistema prisional, assim como seus familiares, para as políticas públicas existentes. Além disso, atua como suporte aos familiares desses egressos, proporcionando um ambiente propício para a reinserção efetiva na sociedade.

Jucélia, gestora do Centro de Referência de Atenção Social (CRAS), destaca que o Escritório Social é um ponto central para orientar e coordenar as ações que já eram realizadas no município. O instrumento, criado pelo Tribunal de Justiça em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, tem buscado instalação em prefeituras por todo o país.

Durante o evento, o desembargador Orlando Perri ressaltou que essa é a oitava unidade aberta no Estado, e a intenção é chegar a 24 escritórios do mesmo modelo até o final do ano. Ele enfatizou que, seis meses antes do término do cumprimento da pena, os egressos passarão a contar com o acompanhamento da equipe do Escritório Social, oferecendo serviços como acolhimento, encaminhamento profissional, obtenção de 2ª via de documentos pessoais, acesso a serviços de saúde, habitação, educação e acompanhamento familiar, entre outros.

O prefeito Ari Lafin destacou a importância da reinserção social como um tema recorrente na pauta de debates da Administração Pública. A oferta de cursos, opções para os egressos e o compromisso social reforçam o trabalho conjunto para evitar o retorno ao crime.

A unidade local do Escritório Social funcionará na Rua dos Estados, n.º 350, bairro Centro Sul, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, contando com equipes técnicas cedidas pelo TJMT e pelo Município. A coordenação local ficará a cargo da psicóloga Milana Silvia Higino Mendes. A iniciativa integra o Termo de Adesão assinado pelo município em fevereiro de 2023, em parceria com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/MT), que já atua com políticas inclusivas dentro dos centros de ressocialização.

Veja também

Polícia Militar lança operação e inaugura novo Batalhão da Força Tática

IBGE destaca números do Censo 2022 enfocando alfabetização

Terceiro acidente em três dias na MT-560: caminhão carregado de calcário tomba em rotatória

Sorriso: caminhão carregado de milho tomba na MT 560; carga derramou às margens da via

Sorriso: motorista é preso pela PRF com carga de cigarro contrabandeado do Paraguai 

Armazém de grãos é consumido pelo fogo durante madrugada em Sorriso