Sorriso inaugura Escritório Social para acolhimento e reinserção de egressos do sistema prisional

Nesta quarta-feira (06), o município de Sorriso celebrou a inauguração do Escritório Social, a oitava unidade do Estado a abrir suas portas para o acolhimento e reinserção no mercado de trabalho de reeducandos egressos do sistema prisional. A cerimônia contou com a presença do prefeito Ari Lafin, a primeira-dama, o desembargador Orlando Perri, membros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Fórum da Comarca de Sorriso, Promotoria Pública e forças de segurança.

O Escritório Social é definido como um equipamento de gestão compartilhada entre os Poderes Judiciário e Executivo. Sua principal função é acolher e encaminhar pessoas egressas do sistema prisional, assim como seus familiares, para as políticas públicas existentes. Além disso, atua como suporte aos familiares desses egressos, proporcionando um ambiente propício para a reinserção efetiva na sociedade.

Jucélia, gestora do Centro de Referência de Atenção Social (CRAS), destaca que o Escritório Social é um ponto central para orientar e coordenar as ações que já eram realizadas no município. O instrumento, criado pelo Tribunal de Justiça em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, tem buscado instalação em prefeituras por todo o país.

Durante o evento, o desembargador Orlando Perri ressaltou que essa é a oitava unidade aberta no Estado, e a intenção é chegar a 24 escritórios do mesmo modelo até o final do ano. Ele enfatizou que, seis meses antes do término do cumprimento da pena, os egressos passarão a contar com o acompanhamento da equipe do Escritório Social, oferecendo serviços como acolhimento, encaminhamento profissional, obtenção de 2ª via de documentos pessoais, acesso a serviços de saúde, habitação, educação e acompanhamento familiar, entre outros.

O prefeito Ari Lafin destacou a importância da reinserção social como um tema recorrente na pauta de debates da Administração Pública. A oferta de cursos, opções para os egressos e o compromisso social reforçam o trabalho conjunto para evitar o retorno ao crime.

A unidade local do Escritório Social funcionará na Rua dos Estados, n.º 350, bairro Centro Sul, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, contando com equipes técnicas cedidas pelo TJMT e pelo Município. A coordenação local ficará a cargo da psicóloga Milana Silvia Higino Mendes. A iniciativa integra o Termo de Adesão assinado pelo município em fevereiro de 2023, em parceria com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/MT), que já atua com políticas inclusivas dentro dos centros de ressocialização.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso