A abertura contou com a presença do prefeito Ari Lafin; do vice-prefeito, Gerson Bicego; da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro; da secretária adjunta de Educação e Cultura, Marisa Netto; do diretor de cultura do Município, Antônio de Paula; do coordenador do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Francisco Guimarães; da presidente da Associação dos Artesãos, Nelida de Souza; da presidente da Associação Cantinho da Arte, Roseli Resna; do membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Lucinir Cioato; e da assessora adjunta de Educação e Cultura, Roberta Novello, representando a secretária da pasta, Lúcia Drechsler; além de artistas, produtores culturais, professores e acadêmicos das áreas culturais.

Durante a programação, foi realizada a eleição do Conselho Municipal de Políticas Culturais, que será formalizada por meio de Decreto Municipal. A secretária adjunta de Educação e Cultura, Marisa Netto destacou a importância da escolha dos novos membros do Conselho para o biênio 2022-2024.

“Agradecemos a presença de todos os artistas e produtores culturais presentes nesta primeira noite do Fórum. Fico feliz por estar à frente do Departamento de Cultura neste momento tão importante do fortalecimento da nossa cultura e dos investimentos nos editais do Promic direcionados a todos os setores artísticos de Sorriso, que somam quase 4 milhões de reais somente nos últimos 3 anos. A atuação dos membros do Conselho é fundamental neste processo, pois são eles que avaliam e aprovam os projetos culturais inscritos”, disse Marisa.

“Me sinto feliz aqui hoje, pois percebo que a cultura de Sorriso está diferente, mais leve e ao mesmo tempo mais fortalecida. E isso é resultado de um trabalho que vem sendo feito com muita competência por toda a equipe de gestão da Cultura, além, claro, dos incentivos que vem sendo promovidos, que tem alavancado o setor neste momento de dificuldades frente à pandemia. Investir em cultura é fundamental  e esse evento possibilita o debate sobre as diferentes áreas culturais, suas contribuições à sociedade e seus desafios”, salientou Bicego.

Hoje (01), o Fórum inicia às 18h30. Na programação, dentre outras atividades, está a palestra sobre musicalização com o maestro da Orquestra Jovem de Nova Mutum, Edemar Nascimento. O Fórum segue até amanhã (02 de abril), com atividades pela manhã e à tarde. A programação encerra no sábado, às 17h.