A estimativa de investimento é de mais R$ 150 mil na obra, levando em consideração o fato que o serviço será executado por equipes próprias. Intervenções semelhantes estão sendo finalizadas nos bairros São José, São Domingos e Vila Bela. “Pedimos a colaboração e compreensão da população que reside no Portal Kaiabi e arredores. Estamos resolvendo um problema crônico de alagamento neste local. São ações que causam um certo transtorno à população, exigem mais cuidado no trânsito, maior zelo com as crianças, mas são indispensáveis para que possamos enfrentar o período das chuvas com mais tranquilidade, sem risco de pequenas enchentes  e de acúmulo de água”, destaca o titular da Semosp, Milton Geller.

Em maio deste ano, teve início a instalação do sistema de drenagem pluvial em cerca de 500 metros da Rua São Francisco de Assis, na região em que ela cruza com as ruas Mamoré, Japurá e Tapajós, entre os bairros Vila Bela e Novos Campos.

Já em agosto do ano passado, outros dois locais também receberam novos canais de drenagem pluvial. No bairro São José, a área recuperada foi de quase 6 mil m². No São Domingos, ali bem próximo ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Domingos, a área beneficiada com a intervenção é de 9,6 mil m².

Mais que transformar a paisagem, que era marcada pela erosão e pelo acúmulo de resíduos depositados pela população, a ação vai garantir novos espaços de convivência. Para tanto, entra em cena a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel).

No São Domingos, por exemplo, um campo sintético vai permitir a prática esportiva e a diversão de atletas de todas as idades. Já no São José, a área, que já fica pertinho de um campo sintético, vai se tornar um espaço de convivência, com estrutura para que as famílias possam sentar, conversar e viver bons momentos.

Neste lote de drenagens feitas por equipes próprias, a Prefeitura estima um investimento na casa dos R$ 6 milhões. “Além destas obras maiores, é constante o trabalho para melhorar a drenagem em vários pontos, seja com a desobstrução de redes, reparo de calçadas e substituição de bocas de lobo”, acrescenta o secretário.