Sorriso integra Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar dos Bombeiros Militares

Nesta manhã, foi oficialmente assinado o termo de cooperação técnica que permitirá a integração de Sorriso à Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar do Comando Regional III (CRBM III). O objetivo é a melhoria no atendimento pré-hospitalar na região, garantindo maior agilidade e eficiência no socorro aos cidadãos.

A partir de agora, técnicos de enfermagem e enfermeiros contratados pelo município de Sorriso irão acompanhar todas as viaturas do Corpo de Bombeiros durante os atendimentos. Além disso, os chamados para o serviço de emergência cairão diretamente na Central de Regulação instalada em Sinop, onde contarão com o apoio do médico regulador. Essa nova abordagem permitirá que os pacientes recebam suporte médico por telefone, incluindo instruções e, se necessário, procedimentos mais invasivos, como a aplicação de soro ou medicação ainda no local da ocorrência. Essa agilidade resultará em atendimento mais adequado e ganho de tempo crucial para situações graves.

O médico regulador ficará responsável pela triagem do caso, organizando o fluxo para a unidade de saúde adequada de acordo com a gravidade da situação. Os pacientes serão encaminhados diretamente para a UPA Sara Akemi Ichicava, o Hospital Regional de Sorriso ou unidades de PSFs, dependendo da necessidade médica.

O novo modelo de atendimento pré-hospitalar dos Bombeiros será aplicado em salvamentos terrestres, veiculares e em ambientes confinados, contando ainda com o suporte de salvamento aéreo para casos mais graves. O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso, coronel BM Alessandro Borges, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para ampliar as atividades e melhorar os serviços prestados, incluindo o trabalho de resgate e combate a incêndios com a instalação da base florestal.

O prefeito Ari Lafin enfatizou que a união de esforços garantirá mais agilidade no atendimento e aumentará as chances de sobrevida dos pacientes até chegarem às unidades hospitalares. Com a parceria, Sorriso, uma cidade em crescimento acelerado, poderá ampliar o atendimento e oferecer serviços de qualidade à população.

Atualmente, o município disponibiliza seis técnicos de enfermagem que atuam junto com os Bombeiros, e com a ampliação da parceria, seis enfermeiros também foram incorporados, aperfeiçoando ainda mais o atendimento prestado. A intenção futura é contar com a presença de médicos interventores atuando em conjunto. O prefeito agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores, que foi fundamental para a implementação do projeto.

Além da cooperação técnica, a companhia local do Corpo de Bombeiros recebeu uma nova viatura de resgate, resultado de emenda parlamentar, e um quadriciclo para auxiliar no combate a incêndios e outras atividades de defesa civil, busca e salvamento em locais de difícil acesso.

Durante o evento, também foi oficializada a instalação da base aérea de combate a incêndios florestais no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sorriso. A base conta com uma aeronave Air Tractor AT-802 F, que estará disponível durante a Temporada de Incêndios Florestais de 2023. O comandante geral do Corpo de Bombeiros do estado, coronel Alessandro Gomes, destacou que a aeronave será fundamental para uma resposta imediata em caso de incêndios, proporcionando maior efetividade nas ações de combate aéreo em conjunto com o combate terrestre.

O evento contou com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais, celebrando a importante parceria e as melhorias significativas no atendimento pré-hospitalar na região.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal