Sorriso: lobinho ou cachorro-do-mato invade residência e é capturado pelo Corpo de Bombeiros

Um lobinho do mato, ou cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (15/03) em Sorriso.

De acordo com informações, o lobo do mato estava em uma residência, localizada no bairro Novos Campos, em Sorriso.

Moradores ficaram assustados com o animal, que estaria um pouco agitado e agressivo e acionaram o Corpo de Bombeiros para realizar a captura do animal e soltura no habitat natural, em uma área de mata longe da cidade para que não ocorra nova invasão à residências.

Foi utilizada pela equipe do Corpo de Bombeiros uma caixa de contenção para a captura do lobinho (confira vídeo abaixo).

 

Curiosidades sobre o lobinho:

O cachorro-do-mato, conhecido como lobinho, faz parte da família dos canídeos e podemos encontrá-lo na América do Sul. Conheça mais sobre este animal aqui!

Origem:

O cachorro-do-mato foi descrito a cerca de 2 milhões de anos atrás. O lobinho é encontrado, principalmente no Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia, Suriname, Guiana e Panamá. Este animal contribui com o meio ambiente levanto sementes de plantas nativas, especialmente na caatinga.

Características do cachorro-do-mato:

O cachorro-do-mato possui a pelagem cinza, com detalhes em preto. Mas, também pode surgir com pelos em tons de marrom. Suas patas são pretas e sua cauda é peluda e com a ponta escura. Além disso, suas orelhas são arredondadas, o que faz lembrar uma raposa.

Por apresentar hábitos noturnos, os animais sempre andam em bando, porém a caça ocorre individualmente. Um lobinho adulto pode chegar aos 64 cm de comprimento.

Alimentação:

O lobinho se alimenta de frutos e pequenos mamíferos, como aves.  

Habitat:

O habitat do cachorro-do-mato é em áreas florestais e campos, podendo viver em locais alterados e ocupados pelos homens.

É possível ter um cachorro-do-mato?

Apesar de serem facilmente domesticados, por se tratar de um animal silvestre, não se aconselha a criação do lobinho em casa. Além disso, é necessária a autorização do Ibama.

Reprodução:

A fêmea adulta reproduz 2 vezes ao ano, normalmente entre novembro ou dezembro e novamente em julho. Os filhotes podem nascer em até 56 dias. Além disso, a ninhada varia de 3 a 6 cachorrinhos.

Vídeo da notícia

Veja também

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital

Operação Mata Virgem II combate desmatamento ilegal na região Norte de MT

Extravasamento de esgoto na rua Topázio é explicado pela Águas de Sorriso