Sorriso mantém ativo o Grupo de Tabagismo; todos os PSFs ofertam atendimento

Esse texto é pra você que tem o hábito de “pitar” e quer parar. A Secretaria de Saúde disponibiliza profissionais para te auxiliar nessa missão. Isso mesmo. No Município há o “Grupo de Tabagismo” – que, apesar de ter o grupo no nome, conta com atendimento individualizado. Então, caso você queira construir uma história sem o cigarro, só precisa procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. No próprio PSF o paciente passa pela consulta clínica e a partir disso recebe o encaminhamento para a profissional que dá início ao atendimento.

A coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria Lourdes de Lima, Luciana Bussolaro, frisa que quem realiza o acompanhamento é uma médica pneumologista. Além das orientações, em casos que a profissional considerar necessário, também são disponibilizados medicamentos orais e adesivos que auxiliam no controle da ansiedade. Toda a medicação prescrita pela médica que atende no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) pode ser retirada bem do ladinho do local de atendimento, na Farmácia Cidadã Central.

“Esse atendimento é constante, então se você quer parar de fumar, procure ainda hoje a UBS mais perto de sua casa e manifeste esse desejo”, pontua Luciana.

Desde a implantação do programa em Sorriso, há mais de dez anos, a equipe já perdeu a conta de quantas pessoas auxiliou. “É gratificante você poder auxiliar alguém a viver um novo dia, uma nova vida, cheia de novos cheiros e sabores, pois o cigarro altera cheiro, gosto”, ressalta. “Os relatos de nossos pacientes ex-fumantes são bem tocantes: eles falam sobre a qualidade de vida, a melhora na prática de exercícios físicos; mas se emocionam muito ao destacar coisas simples como a recuperação do paladar, provar uma comida e sentir um sabor especial em cada prato. Quem acompanha esses momentos se sente gratificado”, completa.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

asi20210531016

Taxa de pacientes internados com Covid em UTIs de MT e não completaram o esquema vacinal sobe de 91% para 97%

GOVERNADOR MAURO MENDES

Em meio a aumento de casos de covid em MT, governo anuncia novas UTIs

thumb__600_0_0_0_auto - 2022-06-28T145649.143

Farmácias Cidadãs de Sorriso não receberam nenhum lote do medicamento que deve ser recolhido do mercado

gettyimages-501647509

Projeto que estabelece alimentação saudável em escolas é aprovado em segunda votação na ALMT

28062148_9ef9e65baa

MT alerta UTIs voltam a lotar e 91% dos pacientes não tomaram todas as doses da vacina

uso de máscara (3)

Uso de máscaras passa a ser obrigatório em locais destinados a serviços de saúde em Sorriso