Sorriso mantém ativo o Grupo de Tabagismo; todos os PSFs ofertam atendimento

Esse texto é pra você que tem o hábito de “pitar” e quer parar. A Secretaria de Saúde disponibiliza profissionais para te auxiliar nessa missão. Isso mesmo. No Município há o “Grupo de Tabagismo” – que, apesar de ter o grupo no nome, conta com atendimento individualizado. Então, caso você queira construir uma história sem o cigarro, só precisa procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. No próprio PSF o paciente passa pela consulta clínica e a partir disso recebe o encaminhamento para a profissional que dá início ao atendimento.

A coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria Lourdes de Lima, Luciana Bussolaro, frisa que quem realiza o acompanhamento é uma médica pneumologista. Além das orientações, em casos que a profissional considerar necessário, também são disponibilizados medicamentos orais e adesivos que auxiliam no controle da ansiedade. Toda a medicação prescrita pela médica que atende no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) pode ser retirada bem do ladinho do local de atendimento, na Farmácia Cidadã Central.

“Esse atendimento é constante, então se você quer parar de fumar, procure ainda hoje a UBS mais perto de sua casa e manifeste esse desejo”, pontua Luciana.

Desde a implantação do programa em Sorriso, há mais de dez anos, a equipe já perdeu a conta de quantas pessoas auxiliou. “É gratificante você poder auxiliar alguém a viver um novo dia, uma nova vida, cheia de novos cheiros e sabores, pois o cigarro altera cheiro, gosto”, ressalta. “Os relatos de nossos pacientes ex-fumantes são bem tocantes: eles falam sobre a qualidade de vida, a melhora na prática de exercícios físicos; mas se emocionam muito ao destacar coisas simples como a recuperação do paladar, provar uma comida e sentir um sabor especial em cada prato. Quem acompanha esses momentos se sente gratificado”, completa.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde