Sorriso: médica é agredida por paciente durante a realização de parto no Hospital Regional

A ocorrência acabou tendo repercussão em redes sociais e deixou bastante entristecida a médica, neste caso, vítima, que vinha de longo período de trabalho, realizando o 14º parto do dia.

Segundo ela, a agressão aconteceu por volta de 05 horas da manhã, no momento em que ela tentou evitar que a paciente sofresse queda. “Foi um trabalho de parto que evoluiu bem rápido. Ela já estava no momento expulsivo. Nós sabemos que é um momento importante na vida da mulher, mas que nem todas estão preparadas para aquela hora”, disse a médica.

Ela relatou ainda que em dado momento, foi ajudar a segurar a paciente para que não caísse da maca, quando acabou sendo agredida. “Ela não queria ficar deitada na maca. Eu e a técnica de enfermagem fomos segurá-la. A paciente me deu um chute com muita força. Eu caí, bati a cabeça, caí sentada e machuquei o cotovelo”.

Segundo a médica, muitas mulheres chegam despreparadas para o parto normal, principalmente no caso do primeiro filho e às vezes se desesperam. “Mas, nada justifica a violência. Foi uma agressão. E se ela tivesse caído da maca porque não seguramos, e tivesse batido a cabeça ou a barriga? ”, indagou.

A repercussão do caso em redes sociais acabou piorando a situação. Foram muitos os comentários de pessoas incentivando o comportamento agressivo da paciente. “O que mais me entristeceu nesta agressão, coisa que nunca me aconteceu antes, é o que as pessoas estão falando em redes sociais. Eu venho de uma família humilde. Sofri muito para me formar, porque gosto da medicina. Hoje a gente pensa se vale a pena, porque estão falando que tem que ser violenta mesmo. Só faltou dizer que tem que matar. Que mundo é esse? Ficamos muito entristecidos. A culpa das dificuldades no sistema não é nossa. Tentamos fazer o melhor com os recursos que temos, mas é difícil trabalhar assim. Só pedimos respeito e mais humanidade”, disse.

Dura realidade

As dificuldades que os profissionais enfrentam para atuar na saúde pública não são poucas. O Hospital Regional de Sorriso vem atendendo com quadro de funcionários reduzido mais ainda em virtude da Covid 19. E a média de pacientes internados diariamente na maternidade da unidade é de 40 pacientes. A unidade atende gestantes de toda a região. Em 2021 foram mais de 3.700 partos realizados.

(Colaborou Wellington Cássio)

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região