Sorriso: médico do Instituto do Câncer destaca avanços em pesquisas e tratamentos

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo: 1 a cada 6 mortes estão ligadas à doença. Em 2023, estima-se 704 mil novos casos da doença no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O tumor maligno mais incidente no país é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Como neste mês celebramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer, nós convidamos para falar com a gente o médico oncologista clínico, pesquisador e sócio fundador do grupo Instituto do Câncer Brasil, Dr. José Marcio Barros de Figueiredo.

Ele falou na entrevista sobre o que é o câncer, ressaltando que alguns casos podem ser evitados com mudanças simples no estilo de vida.

Destacou ainda que muitos tipos de câncer têm cura, principalmente, quando descobertos na fase inicial, por isso, o diagnóstico precoce faz toda a diferença.

Dr. Márcio falou ainda sobre o avanço dos estudos envolvendo o genoma humano, que tem sido um grande aliado do paciente na prevenção e no tratamento de câncer e sobre os projetos para que em Sorriso os pacientes possam participar de avançadas pesquisas.
Veja mais no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

IFMT Sorriso encerra 2025 com avanços em vagas, novos cursos e investimentos em estrutura

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

“Salvar vidas não tem preço; o investimento vale cada centavo”, afirma governador

Unidades do Detran-MT em todo Estado estarão fechadas no Natal e Ano Novo

Com entrega de +130 km de pista nova, BR-163 chega a 230km de duplicação em 2 anos

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativos de 2026