Sorriso: médico do Instituto do Câncer destaca avanços em pesquisas e tratamentos

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo: 1 a cada 6 mortes estão ligadas à doença. Em 2023, estima-se 704 mil novos casos da doença no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O tumor maligno mais incidente no país é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Como neste mês celebramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer, nós convidamos para falar com a gente o médico oncologista clínico, pesquisador e sócio fundador do grupo Instituto do Câncer Brasil, Dr. José Marcio Barros de Figueiredo.

Ele falou na entrevista sobre o que é o câncer, ressaltando que alguns casos podem ser evitados com mudanças simples no estilo de vida.

Destacou ainda que muitos tipos de câncer têm cura, principalmente, quando descobertos na fase inicial, por isso, o diagnóstico precoce faz toda a diferença.

Dr. Márcio falou ainda sobre o avanço dos estudos envolvendo o genoma humano, que tem sido um grande aliado do paciente na prevenção e no tratamento de câncer e sobre os projetos para que em Sorriso os pacientes possam participar de avançadas pesquisas.
Veja mais no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Caminhão frigorífico tomba na BR-163 na saída de Sorriso para Lucas do Rio Verde

Operação Lei Seca em Sorriso prende dois motoristas por embriaguez

Alei Fernandes anuncia criação da Secretaria da Mulher e da Vulnerabilidade em Sorriso

Cavalaria da PM prende homem que tentou esconder entorpecentes durante abordagem

Ação integrada tira de circulação entorpecentes e prende mulher no São José 2

Secretário de Obras de Sorriso avalia positivamente o trabalho realizado em 2024