Com a aproximação do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, celebrado em 18 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Sorriso está intensificando esforços para conscientizar a comunidade sobre essa questão delicada e alarmante.
No dia 17 de maio, a partir das 16h30, a Semas realizará um pit stop em diversos pontos da cidade, visando mobilizar a sociedade e dar visibilidade à importância da prevenção e orientação sobre o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil.
Além disso, a iniciativa inclui momentos de sensibilização das famílias em vários locais da cidade, começando pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Entre os dias 22 e 29 de maio, estão programados encontros em diferentes locais, como o CRAS São Domingos, CRAS São José, Centro de Convivência da Pessoa Idosa, CRAS da Praça Ceu, e na Associação Amigos Banco do Brasil (AABB), onde serão realizadas palestras de conscientização e orientação contra o abuso e a exploração infanto-juvenil.
Jucélia Ferro, secretária de Assistência Social, destaca a importância da mobilização: “O objetivo é fortalecer ainda mais as medidas de proteção, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para a luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.”
Ela ressalta a necessidade de identificar os sinais de mudança no comportamento das crianças e adolescentes que possam estar sendo vítimas de abuso sexual e enfatiza a importância da denúncia: “Sempre que houver a suspeita, esse crime deve ser denunciado.”
O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes” foi escolhido em memória de Araceli Cabrera Sanches, vítima de um crime brutal em 1973. A data se tornou oficial por meio da lei nº 9.970, de iniciativa da então deputada Rita Camata, como parte dos esforços para eliminar a prostituição, pornografia e o tráfico para fins de exploração sexual de crianças e adolescentes.