Meio Ambiente

Sorriso: morador do Topázio encontra um tamanduá no quintal de casa

Por: Tâmara Figueiredo R9 News Publicado em 20/10/2020

Um morador do bairro Residencial Topázio, em Sorriso gravou um vídeo mostrando um tamanduá que ele encontrou no quintal de sua residência.

Wellington Cássio relatou no vídeo que foi retirar umas folhas no quintal para fazer atividade com o filho e teve uma surpresa ao se deparar com o tamanduá. Aparentemente o animal estava bem, apenas um pouco assustado, mas sem apresentar ferimentos.

O morador relatou que ofereceu água para o animal, que estava com muita sede e depois ele próprio colocou o animal em uma caixa e o soltou em uma área de reserva. Logo o animal subiu em uma árvore.

A orientação nesses casos, para evitar acidentes, é acionar a equipe do Corpo de Bombeiros para que possam fazer a captura do animal e devolvê-lo ao seu habitat natural, em área de mata nativa.

Pelas características trata-se de um Tamanduá- Mirim

O corpo desse mamífero mede entre 87cm e 110 cm e ele pode pesar até 7kg. O pelo tem cor predominantemente amarelo, com duas manchas pretas dos ombros até a região posterior do corpo. O focinho é alongado e ele tem uma longa língua, assim como as garras.
Os tamanduás não têm dentes. Eles se alimentam basicamente de cupins, formigas, abelhas e mel. Esse bichinho pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil e também na Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Confira o vídeo gravado pelo morador:

Imagem ilustrativa de um Tamanduá-mirim.

Enquete. Participe!

Em sua opinião, quais secretários do governo Ari Lafin devem continuar na próxima gestão?
(É possível votar em mais de um)