Sorriso: MPE apresenta TAC com medidas a serem implementadas no enfrentamento ao coronavírus

O MPE – Ministério Público do Estado em Sorriso apresentou à Administração Pública Municipal e ao Comitê de Enfrentamento ao coronavírus (COVID – 19) um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta para ser analisado e aguardará uma resposta sobre o mesmo. Caso haja o descumprimento das obrigações expostas nas cláusulas acima transcritas, foi fixada uma multa diária .

O documento assinado pelos promotores das três promotorias cíveis de Sorriso cobra do poder público municipal o cumprimento de diversas medidas de prevenção ao coronavírus, entre elas que sejam providenciados EPIs – Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais da Saúde Pública que atuam nas unidades de saúde do município, também para Agentes Municipais de Trânsito, Policiais Civis e Militares, Servidores da Politec e a Agentes Prisionais que atuam em Sorriso.

Outra medida é para que sejam intensificadas as fiscalizações no sentido de dispersar aglomerações em locais públicos como vias públicas, praças, parques e outros locais de lazer.

Também é cobrado para que seja fiscalizado o uso de álcool em gel, máscaras e sejam adotadas medidas de proteção como o distanciamento e controle de acesso de pessoas nos comércios e indústrias, o que inclui restaurantes) providenciarem em seus estabelecimentos as seguintes medidas: a) demarcação do piso com fita de alta adesão, com espaçamento de 1 metro e meio, nas filas de atendimento, nas filas dos caixas de pagamento e nas de buffet (em se tratando de restaurantes); b) disponibilização gratuita de álcool em gel na entrada dos estabelecimentos comerciais, industriais e nas mesas dos restaurantes, em favor dos clientes; c) disponibilização gratuita de álcool em gel e máscaras cirúrgicas a funcionários e colaboradores; d) promover a afixação de cartazes, em locais de fácil visualização, contendo orientações sobre a prevenção ao coronavírus); e) destacar funcionário para exercer o controle de entrada de pessoas, de modo a preservar a distância mínima de 1 metro e meio entre os clientes, nos moldes expostos na cláusula VII da presente avença; f) vedar a utilização de brinquedotecas nos restaurantes; g) com relação aos restaurantes, destacar funcionário para organizar a fila do buffet, de modo a fazer com que seja respeitada a distância mínima de um metro e meio entre as pessoas, bem como para orientar os clientes a utilizar o álcool em gel na entrada e também antes de se servirem (já no início da fila do buffet);

Que os fiscais atuem para que os órgãos de fiscalização estejam atentos e atuantes para coibir práticas abusivas na comercialização de insumos médicos e hospitalares necessários ao combate à pandemia.

Que os estabelecimentos que comercializam alimentos e/ou congêneres (hipermercados, supermercados, mercados, etc), cuja atividade é essencial, a adotar medidas de combate ao COVID19.

O Município compromitente obriga-se a, no prazo de 3 dias, a incluir no Decreto Municipal n. 244/2020 a obrigação de suspensão de funcionamento noturno de restaurantes, ressalvando-se apenas a possibilidade de exercerem a comercialização, no referido horário, de produtos alimentícios no sistema delivery (disque-entrega) e desde que cumpridas as medidas anteriormente enumeradas (EPIs, etc);

O Município compromitente assume a obrigação de adquirir, no prazo de 3 dias, R$ 90.000,00 (noventa mil reais) em tecido TNT, com gramatura mínima 30, para ser utilizado na produção de máscaras, que serão fabricadas em parceria com o Senai, nos mesmos moldes da unidade de produção instituída pelo Estado de Mato Grosso, a fim de viabilizar a distribuição de máscaras para profissionais de saúde, fiscais do NIF, do Procon, policiais civis e militares, servidores que atuam na Assistência Social, Conselheiros Tutelares, bem como em favor da população em geral;

Confira na íntegra a documentação apresentada pelo MPE:

Veja também

Maysa Leão participa da campanha “21 dias de ativismo” em Sorriso

Polícia Civil cumpre 41 ordens judiciais contra facção criminosa envolvida em extorsão de empresários em Sinop

Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio

Dia da Consciência Negra: confira o que abre e o que fecha no serviço público estadual

Aneel mantem bandeira vermelha na conta de luz em novembro