Sorriso (MT) é a 5° cidade do país com a melhor saúde pública e a 4º pior em segurança pública

O município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, ocupa o 5° lugar com a melhor saúde do país, mas é o 4º pior em segurança pública. Os dados são do Ranking de Competitividade dos Municípios que analisou 411 cidades, sendo sete de Mato Grosso com mais de 80 mil habitantes.

A Prefeitura de Sorriso informou que a boa nota em saúde se deu pelo investimento em programas e no atendimento à população.

Em relação à baixa colocação em segurança pública, a prefeitura disse que a gestão municipal tem realizado investimentos no setor para minimizar os números e sair da pontuação negativa.

O Ranking de Competitividade dos Municípios gerou notas em 65 indicadores de 13 pilares temáticos como saúde, segurança pública e educação.

No quesito saúde, o município possui nota 83,20 e no ranking deste ano, subiu cinco posições na categoria. Se comparado com outros municípios do Centro-Oeste, Sorriso fica em primeiro lugar.

Analisando apenas a cobertura de atenção básica e as vacinas aplicadas, o município ficaria em 1º lugar no país.

Em saúde pública, Sorriso fica atrás apenas para Toledo (PR), Joinville (SC), Votuporanga (SP) e Belo Horizonte (MG).

Sorriso tem aproximadamente 93 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado. O município é o maior produtor individual de soja do mundo.

De acordo com a prefeitura, o município possui 28 Unidades de Saúde da Família (USF) e um Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) par atender a população.

Segurança pública

 

Nessa categoria, Sorriso é o 4º pior município do pais, ficando atrás apenas de Itaúba (PA), Redenção (PA) e Altamira (PA).

Segundo o levantamento, a nota do município foi de 55,79, com destaque negativo para itens como o alto número de mortes violentas intencionais, mortalidade de jovens por razões de segurança e mortalidade nos transportes.

Veja também

Suínos: preços sobem na 2ª quinzena, mas médias variam conforme região

Mato Grosso está em 4º lugar no ranking de desigualdade salarial; mulheres ganham 31,4% menos que os homens

Prefeitura de Sorriso emite nota de esclarecimento sobre declarações de secretário em reunião com servidores

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Sorriso: mais de 100 mulheres participam do 2º Encontro da Mulher Rural de Produtiva

Serviços postais nacionais e internacionais serão reajustados em abril