Conecte-se conosco

Oi, o que você está procurando?

Ouça a melhor programação todos os dias. Sintonize 99,1 Sorriso FM - Do jeito que você gosta!

Sorriso MT

O município de Sorriso está situado na região central de Mato Grosso, no km 742 da rodovia BR-163, no sentido Cuiabá-Santarém, a 420 km da capital Cuiabá. A sua fundação deu-se através de um projeto de colonização privada, com a maioria absoluta de sua população constituída de migrantes provenientes da região sul do país, principalmente do Rio Grande do Sul.

Em 26 de dezembro de 1980 a pequena agrovila, encravada em pleno sertão Mato-grossense, foi elevada a categoria de Distrito, pertencente ao Município de Nobres. Em 20 de março de 1982 foi instalada a Sub-Prefeitura no Distrito de Sorriso, tendo como Sub Prefeito o Sr. Genoino Epanassatto, seguido pelos Srs. Ignácio Schevinski Netto, Helmuth Seidel e Ildo Antonello.

A Assembléia Legislativa do Estado de Mato grosso aprovou, em 13 de maio de 1986. e o governador Júlio Campos, através da lei 5.002/86, elevou então o Distrito de Sorriso á categoria de Município, desmembrado dos Municípios de Nobres, Sinop, e Diamantino, com uma área de 10.480 Km².

Localização – Sorriso está fixada na região Geográfica Centro-Oeste; mesoregião Geográfica – Centro-norte mato-grossense; Microregião Geográfica – Alto Teles Pires. Sua altitude é de 365 metros, sendo suas coordenadas: Latitude 110 43’ 38” S. Longitude 550 06’ 36” W. O Município de Sorriso limita-se: ao Norte com o Município de Sinop e Vera (Limite natural Rio Celeste); ao Sul com o Município de Lucas do Rio Verde (Limite natural Rio Verde); ao Sudeste com Santa Rita do Trivelato; ao Leste com os Municípios de Vera e Nova Ubiratã; e ao Oeste com os Municípios de Tapurah (Limite natural Rio Verde) e Ipiranga do Norte.

Solo – A Geomorfologia dos solos identifica no Município as seguintes características: Latossolo vermelho escuro: são solos minerais profundos e bem discriminados (vermelha ou amarela), com diferentes classes textuais, desenvolvidos a partir dos mais diversos materiais originários, distróficos plínicos de textura argilosa. Geralmente verifica-se no município a presença de solo com textura média localizado ou suavemente ondulada. Apresenta grande capacidade de infiltração de água superficial e média susceptibilidade a erosão. Em condições do uso inadequado ou sob fortes precipitações, podem ocorrer processos de degradação ambiental irreversíveis. Areias quartzosas: são solos minerais, não hidromórficos, de textura predominantemente composta por areia, pouco desenvolvidos e com baixa fertilidade natural.

Unidades de Conservação da Natureza – Há espaços territoriais especialmente protegidos, destinados a proteção da fauna, flora e a preservação da diversidade do patrimônio genético e dos processos ecológicos essenciais, possibilitando o manejo ecológico de espécies e ecossistemas importantes. Estes espaços correspondem apenas ½ por cento do território municipal, isto é, 4.669(quatro mil seiscentos e sessenta e nove) ha. Na cidade de Sorriso há uma Unidade de Conservação da Natureza, denominada Área Verde, localizada no centro urbano, preservando a biodiversidade e adequado para o lazer público. O Distrito de Boa Esperança, distante 143 km da sede do município, oferece o Salto Magesse, onde o Rio Teles Pires forma uma queda d’água de rara beleza.

Hidrografia – A hidrografia do Município de Sorriso é contemplada, em ordem crescente, pelos rios Ferro, Ouro, Sete Lagoas, Tenente Lira e Celeste. Todos deságuam no Rio Tele Pires, formando a bacia hidrográfica regional.

Clima – Segundo a classificação de Koppen, o tipo climático predominante na região é o AWI – clima tropical úmido, com estação seca bem definida (inverno/verão) e a diferença de temperatura média entre o mês mais quente (outubro) e o mais frio (junho) em torno de quinze graus.

A precipitação média anual está em torno 2.000mm, sendo que 85% desse total está concentrado no período de outubro a março. A temperatura média anual é de 30 graus. A umidade relativa do ar é de 80%, porém nos períodos de junho até o final de agosto a umidade relativa do ar é de em média 22%.

Área Urbana – O município de Sorriso possui aproximadamente 3.380,00 (Três mil trezentos e oitenta) ha de área urbana, segundo dados da Lei Municipal nº 425/95). Há dois núcleos urbanos em destaque no meio rural: Distritos de Primavera e o Distrito de Boa Esperança.

População – A implantação de Sorriso deu-se através de um projeto de colonização privada. Segundo dados registrados, a maioria absoluta da sua população (80%) é constituída por migrantes provenientes da Região Sul do País, sendo 20% do Estado de Santa Catarina, 35% do Rio Grande do Sul, 25% do Estado do Paraná e os demais (20%), provenientes de outros estados, predominando os das Regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A população, em geral priva pela organização constitucional da família, fazendo dela a base da sociedade. Onde em média possui 2 filhos, predominando a casa própria e a maioria dos membros familiares tem adequado nível de alfabetização. Segundo números do IBGE a população de Sorriso é de 55.000 habitantes. Porém, segundo registros existentes atualmente, em razão dos diversos programas que o Município desenvolve, estima-se a população real esteja em 65 mil habitantes.

Veja também

Destaque

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma hoje (01), a 13ª morte por Covid-19. O paciente, 46 anos de idade, estava...

Destaque

Duas apostas feitas em Mato Grosso foram contempladas no concurso da Quina, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal, realizado esta noite. Um apostador...

Destaque

No início da tarde desta terça-feira (30-06) bandidos supostamente armados assaltaram um estabelecimento comercial (minimercado) localizado no bairro Topázio em Sorriso e levaram certa...

Destaque

Os vereadores Damiani na TV – PSDB, Toco Baggio – PSDB, Acacio Ambrosini – PATRIOTA, Dirceu Zanatta – MDB e Marlon Zanella – MDB,...

A Voz do Povo

Os vereadores Damiani na TV – PSDB, Toco Baggio – PSDB, Acacio Ambrosini – PATRIOTA, Dirceu Zanatta – MDB e Marlon Zanella – MDB,...

A Voz do Povo

O comércio foi o setor que liderou a extinção de vagas no trimestre encerrado em maio, com 1.983 milhão de demissões em relação ao...

Propaganda

Curta a nossa página