Saúde

Sorriso: município oficializou intenção de adquirir 80 mil doses de vacinas

Por: Assessoria Publicado em 25/02/2021

Há dois dias (23) o município de Sorriso oficializou os principais laboratórios do país – Instituto Butantan distribuidor da Coranavac, Osvaldo Cruz responsável pela AstraZeneca e União Química distribuidor da Sputnik V; sobre a intenção de adquirir doses dos imunizantes. O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, destaca que o município é conhecedor de todas as situações de falta de vacinas no mercado. Contudo, “estabelecemos contato com os laboratórios responsáveis deixando clara a intenção em adquirir imunizantes assim que eles derem início na venda direta às esferas municipais”, explica. Para cada laboratório, Sorriso sinalizou a intenção de adquirir 80 mil doses.

“Vínhamos discutindo essa possibilidade há várias reuniões, e, após a determinação do prefeito Ari Lafin, realizamos uma análise técnica com a nossa pasta para discutir a situação. Acreditamos que com 80 mil doses teremos condições de imunizar as pessoas com problemas mais graves”, pontua Marchioro, lembrando que todos os laboratórios preveem a aplicação de duas doses por pessoa, “assim teríamos condições de imunizar cerca de 40 mil cidadãos”, frisa.  O montante de 80 mil doses também leva em consideração as remessas (de doses) que estão sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Segundo o secretário, o município aguarda agora a manifestação dos laboratórios.

Enquanto não receber um retorno dos fabricantes, a recomendação do município é que todos continuem se cuidando e tomando medidas protetivas, como o uso da máscara, do álcool 70% e evitando aglomerações. “E mais uma vez lembramos: quem apresentar qualquer sintoma relacionado à Covid-19 deve procurar o Hospital de Campanha Municipal”, diz Marchioro. “E se você estiver positivo, se mantenha isolado”, finaliza.

Enquete. Participe!

Em sua opinião, o município de Sorriso deveria montar leitos de UTI?