Sorriso: município oficializou intenção de adquirir 80 mil doses de vacinas

Há dois dias (23) o município de Sorriso oficializou os principais laboratórios do país – Instituto Butantan distribuidor da Coranavac, Osvaldo Cruz responsável pela AstraZeneca e União Química distribuidor da Sputnik V; sobre a intenção de adquirir doses dos imunizantes. O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, destaca que o município é conhecedor de todas as situações de falta de vacinas no mercado. Contudo, “estabelecemos contato com os laboratórios responsáveis deixando clara a intenção em adquirir imunizantes assim que eles derem início na venda direta às esferas municipais”, explica. Para cada laboratório, Sorriso sinalizou a intenção de adquirir 80 mil doses.

“Vínhamos discutindo essa possibilidade há várias reuniões, e, após a determinação do prefeito Ari Lafin, realizamos uma análise técnica com a nossa pasta para discutir a situação. Acreditamos que com 80 mil doses teremos condições de imunizar as pessoas com problemas mais graves”, pontua Marchioro, lembrando que todos os laboratórios preveem a aplicação de duas doses por pessoa, “assim teríamos condições de imunizar cerca de 40 mil cidadãos”, frisa.  O montante de 80 mil doses também leva em consideração as remessas (de doses) que estão sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Segundo o secretário, o município aguarda agora a manifestação dos laboratórios.

Enquanto não receber um retorno dos fabricantes, a recomendação do município é que todos continuem se cuidando e tomando medidas protetivas, como o uso da máscara, do álcool 70% e evitando aglomerações. “E mais uma vez lembramos: quem apresentar qualquer sintoma relacionado à Covid-19 deve procurar o Hospital de Campanha Municipal”, diz Marchioro. “E se você estiver positivo, se mantenha isolado”, finaliza.

Veja também

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

Sorriso é apontada em ranking de baixa cobertura vacinal em Mato Grosso

Secretaria de Saúde reforça sinalização em salas de vacinas em Sorriso

Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Mato Grosso oferece campanha de prevenção em Sorriso