Sorriso: “Não sabia” de secretários foi lembrado por relatora da CPI da saúde na última oitiva

Laercio Costa Garcia, controlador da Prefeitura de Sorriso foi a última testemunha a prestar depoimento à CPI da Saúde. Ele foi ouvido na tarde desta segunda-feira (05-09).

De acordo com a relatora, vereadora Jane Delalíbera, ainda falta ouvir o Prefeito Ari Lafin, mas isto deverá ser feito por meio de um questionário.

O presidente da comissão, vereador Rodrigo Machado, disse que a intenção era ouvir principalmente as pessoas diretamente envolvidas no desvio de recursos que a CPI investiga. “Tínhamos o anseio de ouvir outras pessoas envolvidas, porém, conseguiram liminares par anão falar e temos que respeitar. Teremos reuniões agora para deliberar, mas vamos trabalhar em cima de documentações. Vamos continuar cobrando auxílio e passaremos ao papel da relatora para encaminharmos depois ao Ministério Público”.

A relatora, vereadora Jane Delalíbera questionou o servidor Laércio durante a oitiva sobre as condições para a realização do trabalho de controladoria. “O papel da controladoria é fazer amostragens e controlar. Se o Executivo ouvir tudo que o controlador tem para dizer, andar com o técnico, ele não erra. Agora, eu pergunto, como cobrar de um setor defasado em funcionários? Como vai cobrar se o município não consegue fazer concurso público”, disse ela.

Jane lembrou que o setor vem trabalhando por amostragem, situação para a qual a gestão já recebeu alerta. “Já foi apontado pelo Tribunal de Contas e pela Controladoria. Existem apontamentos do TCE no Portal da Transparência. Esta casa de Leis precisa cobrar gestão. Cobrar que o Executivo ouça os técnicos”.

Indagada sobre o que mais chamou a atenção durante as investigações até agora, a vereadora disse que foi o desconhecimento do que acontecia na pasta parte dos responsáveis. “A inércia de os secretários, dizerem que não sabem. Como eu não sei quem eu coloco dentro da minha casa? Isso foi o que mais me chamou a atenção. É um jogo de empurra. Quem colocou a Mari para trabalhar ali. Quem indicou. Mas, falta o prefeito. Ele vai receber um questionário para responder para nós fecharmos o relatório”, disse a vereadora.  (Com informações de Rayssa Avila).

Vídeo da notícia

Veja também

NPJ da Anhanguera oferece acesso gratuito à Justiça e prática aos acadêmicos de Direito em Sorriso

Campanha incentiva doação de sangue em Sorriso: ato de amor e solidariedade

Investigação da Polícia Civil leva 7 golpistas a serem condenados a 86 anos de prisão

Homem é agredido em bar e recebe atendimento dos bombeiros no bairro Morada do Bosque

Comitê reforça ações para ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua em Sorriso

Polícia Militar prende dupla suspeita de furtar módulo de caminhão