Sorriso: NIF e Corpo de Bombeiros resgatam onça parda ferida no Pontal do Verde

A equipe de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros de Sorriso de Sorriso foi acionada, via 193, na tarde desta quinta-feira (24/02) para fazer o resgate de um animal selvagem. A chamada foi feita por populares que visualizaram uma onça parda na estrada que liga Sorriso ao Pontal do Verde, há aproximadamente 25 Km da cidade.

De imediato, os bombeiros deduziram que o animal identificado como onça parda (suçuarana) estaria aparentemente machucado e acionaram o NIF – Núcleo Integrado de Fiscalização para auxiliar no resgate, com equipamentos especiais de captura que foram enviados de Sinop.

Foi informado que no início da tarde vieram de Sinop um representante da SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente, juntamente com uma médica veterinária da UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso, com equipamentos específicos para auxiliar no resgate, pois o animal encontra-se debilitado e possivelmente machucado, pois não é costume que este tipo de animal silvestre ande em campo aberto, como foi encontrado.

Os Bombeiros Militares e equipe NIF se mantiveram no local em monitoramento do animal até a chegada da equipe de SEMA e UFMT. Em ação conjunta foi utilizado caixa para contenção e redes para a captura preservando a condição de saúde do felino, poupando o mesmo de sedação.

Após a captura, o animal foi levado para atendimento veterinário  em Sinop e posteriormente encaminhado para seu habitat natural.

Com informações de Heverton Luiz.

 

galeria de imagens

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital