O balanço de dados apresentado pela Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) mostra que, destes 50, 18 deles foram registrados nos cinco domingos de janeiro. A faixa etária dos envolvidos nos acidentes com vítimas é de 18 a 23 anos. “Na maioria das situações, o fator ‘imprudência’ foi determinante para estas ocorrências”, analisa o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GM), Márcio Pires, explicando que o trabalho estatístico realizado pela equipe é fundamental para o planejamento de ações.

Além dos acidentes, o relatório também mostra o ranking de infrações mais registradas pela equipe da Guarda Municipal de Trânsito. Em janeiro, com 60 ocorrências, o topo da lista ficou com a condução de veículos sem licenciamento. Motorista circulando sem cinto de segurança marcou 57 registros e conduzir sobre a influência de álcool, 50.  Já quer saber quantos foram pegos no flagra usando celular e conduzindo veículo, né? Pois é, este item está em sexto lugar, com 13 registros.

“É visível uma constante redução nos acidentes, mas o objetivo, mesmo que utópico, é de zerar estes números, por isso, seguimos com o constante trabalho de reforçar sinalizações, ampliar a fiscalização, enfim, buscar formas de tornar o trânsito cada vez mais seguro e humano”, destaca o titular da Semsep, José Carlos Moura, que emenda: “a participação de cada um, seja a pé, de bicicleta, moto, carro ou caminhão, é fundamental neste processo, visto que o trânsito é um processo dinâmico”.