A duplicação da BR-163 avança em ritmo intenso na região de Sorriso, com obras simultâneas em vários trechos da rodovia, e a entrega oficial de 130 km entre Sinop e Nova Mutum está marcada para o próximo dia 18, com a presença de autoridades estaduais e da Nova Rota.
Entre Sinop e Sorriso, estão em execução 57 km de duplicação, acompanhados da construção de três pontes de concreto. Outras frentes de trabalho atuam simultaneamente nos trechos entre Sorriso e Lucas do Rio Verde e, de lá, até Nova Mutum. Em Lucas, alterações no tráfego entre os km 674 e 678 foram adotadas na última sexta-feira para permitir o avanço dos serviços. Já em Sorriso, a recuperação de 10 km da pista atual começou em outubro.
O contrato referente ao segmento Sorriso–Sinop prevê investimento de R$ 396 milhões para ampliar a rodovia do km 758 ao 812, reestruturar completamente a pista existente e construir quatro viadutos e três pontes sobre os rios Celeste, Nandico e Caiabi.
Em outubro, esse mesmo trecho alcançou um marco nacional ao registrar o melhor índice de conforto já medido em obras de duplicação no país. Com um IRI médio de 0,58 m/km, o segmento recebeu o Prêmio de Melhor IRI de Implantação de Obras, concedido pela MOBA, referência em equipamentos e automação para infraestrutura.