O programa, que leva o nome de Muxirum – palavra do tupi guarani que significa “mutirão”, “fazer juntos” – possui o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, no Estado de Mato Grosso, nos próximos cinco anos.

“Esse programa é muito importante, porque atende àquelas pessoas que não tiveram oportunidade de frequentar a escola, dando mais dignidade a elas”, afirma a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

De acordo com a gestora, os cidadãos devem procurar a unidade escolar mais próxima ou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) para manifestar o interesse em participar do programa educacional.

“Neste primeiro momento estamos fazendo um chamamento, para saber quantas pessoas com mais de 15 anos e que não são alfabetizadas tem interesse, quem são e em que regiões residem, para então, iniciarmos as matrículas”, explica.

Lúcia participou no dia 11 de agosto, do lançamento do Programa Mais MT Muxirum, que juntamente com o Alfabetiza MT, formam o maior programa de alfabetização do Estado, com investimentos de mais de R$ 30 milhões por ano, pelo Governo de Mato Grosso. O Alfabetiza MT visa garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa, que é até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Com investimentos de R$ 14,7 millhões ao ano, só no segundo semestre de 2021 o Programa Mais MT Muxirum pretende atender mais de 48 mil pessoas em 60 municípios de Mato Grosso.