Sorriso oferta gratuitamente programa para qualificação de exportação

O PEIEX-MT tem a base em Cuiabá e conta com dois polos no interior do Estado, um em Sorriso e outro em Rondonópolis
Uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para preparar as empresas brasileiras para começar a exportar seus produtos e serviços de forma planejada, segura e com a orientação gratuita de profissionais especialistas em comércio exterior. Este é o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), realidade em Sorriso desde seu lançamento no Estado, em 2020. Desde então, vários empresários sorrisenses, como o Lucas Martini, participam do programa.

Lucas explica que conheceu o Peiex há cerca de um mês. Para ele, ficou claro que a possibilidade da exportação é viável para qualquer empresa. Contudo, no momento o foco está em captar informações e analisar a legislação uma vez que no momento depende da importação de matéria-prima. “O programa dá esse suporte, de enquanto empresa, podermos perceber melhor a movimentação do mercado local, nacional e global”, detalha.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, pontua que o Peiex é uma iniciativa da Apex-Brasil para preparar as empresas brasileiras para exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com a orientação gratuita de profissionais especialistas em comércio exterior.

Cláudio reforça que o Município tem a função de identificar as empresas interessadas na exportação de seus produtos. “Nossa missão é identificar as empresas que tenham interesse na exportação de seus produtos, com isso, uma equipe de profissionais da Apex-Brasil visita a empresa, realiza um estudo do produto, orienta o empresário, fornecendo todo o suporte necessário para a empresa conseguir exportar o seu produto”, ressalta.

Hoje, mais de 100 empresas mato-grossenses estão cadastradas no programa. A meta é gerar mais renda e emprego no Estado, independente do local de instalação das empresas.

O coordenador do polo de Sorriso do Peiex, Claudemilton de Oliveira Junior, frisa que o objetivo é alavancar a competitividade das empresas, disseminar a cultura exportadora, introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas, promover a capacitação para a inovação e ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis às instituições de governo. “Podem participar empresas com produtos e serviços exportáveis, independente do porte e segmento, além de ter CNPJ ativos”, explica.

Empresários interessados em conhecer melhor o Programa de Qualificação para Exportação, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada na Avenida Blumenau Sul, nº 1451, Rota do Sol, anexo ao Centro de Eventos Ari José Riedi, ou por meio do contato telefônico (66) 3545-8381.

Vale ainda lembrar que o Peiex é um programa gratuito de Qualificação, ofertado pela Apex-Brasil em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em Sorriso, o programa conta ainda com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces). (da assessoria)

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo