Sorriso: Operação Rondas da Guarda Municipal registra 51 ocorrências em 48 horas

A Guarda Municipal (GM) de Sorriso, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), concluiu a Operação Rondas Municipais (Romu) com resultados significativos. No período de 48 horas, foram registradas 51 ocorrências no perímetro urbano da cidade, demonstrando a dedicação e eficácia da equipe em ações de combate à criminalidade e fiscalização do trânsito.

Os números revelam que crimes relacionados à perturbação de sossego e condução de veículo automotor sob influência de álcool ocupam as primeiras posições no ranking de autuações realizadas pela Romu. A operação foi iniciada no início deste mês como parte do esforço contínuo para reforçar a segurança pública na região.

Uma das situações destacadas ocorreu na sexta-feira (18), durante um patrulhamento de rotina na Avenida Blumenau, no centro da cidade. Agentes da Guarda Municipal testemunharam um condutor de um veículo Volkswagen Gol, cor branca, executando manobras de exibicionismo. Ao perceber a aproximação da viatura, o motorista acelerou em alta velocidade, desencadeando uma perseguição tática que resultou na colisão do veículo com a lateral de um veículo oficial.

O condutor, submetido ao teste de alcoolemia, apresentou um índice de 0,47 miligramas de álcool por litro de ar expelido, configurando uma infração grave. Como consequência, foi conduzido à Delegacia de Polícia Judiciária Civil para as medidas legais cabíveis.

As ações da Romu também abordaram outros dois condutores cometendo o mesmo crime, além de registros de acidentes de trânsito sem vítimas (7) e 38 casos de perturbação de sossego.

Na área central da cidade, um incidente chamou a atenção: a apreensão de uma bicicleta adaptada com um motor a gasolina e um escapamento modificado, caracterizando uma infração grave de trânsito e poluição sonora. O coordenador da Guarda Municipal, Márcio Pires, explicou que inúmeras denúncias foram feitas contra esse mesmo condutor, que já havia sido alertado anteriormente para regularizar o veículo ciclomotor. Diante da recusa em seguir as orientações, a apreensão do veículo se tornou a única alternativa, seguindo as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

José Carlos Moura, gestor da pasta de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, destacou a necessidade de intensificar a fiscalização devido ao elevado número de acidentes fatais. Moura ressaltou que muitos desses acidentes resultam da combinação perigosa de álcool e direção. Ele reforçou a importância da conscientização dos condutores e ressaltou que a fiscalização será intensificada para responsabilizar aqueles que negligenciam a segurança no trânsito.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo