O evento orienta gestores sobre políticas públicas para crianças e adolescentes e destaca a inclusão de grupos em maior vulnerabilidade social.
Representantes de Sorriso participam nesta terça e quarta-feira (26 e 27) do 1º Ciclo de Capacitações Presenciais do Selo Unicef 2025/2028, realizado no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), em Cuiabá. O evento tem como objetivo orientar gestores e técnicos sobre a metodologia do programa e as ações que serão implementadas ao longo do ciclo, fortalecendo políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
A comissão municipal do Selo Unicef é composta por Jenifer Dias, articuladora do município; Douglas Brito, mobilizador de adolescentes; Renato Ferreira Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); e Jessica Pasquali Brandoll, mobilizadora da Assistência Social e conselheira do CMDCA.
As capacitações abordam áreas como saúde, educação, assistência social, proteção contra violências e resiliência climática, além de enfatizar a equidade étnico-racial, garantindo que crianças indígenas, quilombolas e em situação de maior vulnerabilidade social sejam atendidas de forma integral.
Nesta edição, 112 municípios de Mato Grosso aderiram ao Selo Unicef, a maior participação do estado desde o início da iniciativa em 2009. Em âmbito nacional, o programa reúne mais de 2.100 cidades de 18 estados, consolidando-se como uma das principais ferramentas de fortalecimento da gestão municipal em defesa da infância e adolescência.
O evento conta com apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e reúne representantes do Governo do Estado, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e outras instituições parceiras.
Criado há mais de 25 anos, o Selo Unicef contribui para a redução das desigualdades regionais e para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reconhecendo o esforço de municípios da Amazônia Legal e do Semiárido na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção.