Sorriso participa do II Encontro das Redes de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher

O encontro reuniu redes municipais, órgãos de justiça, forças de segurança e entidades civis para fortalecer políticas integradas de proteção às mulheres e ampliar ações de prevenção em todo o Estado.

Integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Sorriso estiveram em Cuiabá para participar do Encontro das Redes de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O evento, realizado entre os dias 10 e 11 de dezembro, reuniu redes municipais, órgãos do sistema de justiça, forças de segurança, gestores públicos, educadores e entidades da sociedade civil, com foco no fortalecimento de políticas integradas de proteção às mulheres. O governador Mauro Mendes também esteve presente.

A comitiva de Sorriso foi formada pelo coordenador de projetos da Semfa, Rafael Maniezo; a assessora jurídica Alessandra Scaquette; a soldado da Polícia Militar, Camila Lesse Silva; e a presidente da Associação Mulheres Que Apoiam Mulheres (AMAM), Mara Cruz. O grupo apresentou o stand do Município, destacando ações da Secretaria da Mulher e da Família e da Rede local.

Organizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT), o encontro também premiou os vencedores do Concurso Cultural “A Escola Ensina, a Mulher Agradece”, que mobilizou estudantes das redes estadual e municipal.

Em Mato Grosso, 96 redes de enfrentamento já foram implantadas em 2025, e a expectativa é alcançar a marca de 100 ainda este ano. Durante o evento, estandes temáticos, cruzes brancas em memória de vítimas de feminicídio e o banco vermelho — política pública criada pela Lei nº 14.942/2024 — reforçaram a importância da conscientização e da prevenção à violência de gênero.

Na abertura, a desembargadora Maria Erotides Kneip destacou que a expansão das redes é resultado da articulação entre instituições e que o trabalho conjunto é essencial para aprimorar fluxos de acolhimento, segurança e atendimento às mulheres em situação de risco. O presidente do TJMT, José Zuquim Nogueira, defendeu que o combate à violência doméstica exige mudança cultural e atuação ativa do Judiciário.

O governador Mauro Mendes reforçou a necessidade de ações integradas e transparentes, lembrando que mais de 16 mil mulheres buscaram proteção no Estado neste ano. Ele destacou a ampliação da Patrulha Maria da Penha e o fortalecimento das delegacias especializadas como medidas essenciais.

Também participaram do encontro representantes das áreas de educação, assistência social, segurança pública e entidades da sociedade civil. Para a juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, titular da 1ª Vara de Violência Doméstica de Cuiabá, o trabalho em rede é decisivo para salvar vidas, combinando prevenção, acolhimento e respostas rápidas às situações de risco.

O evento encerrou reafirmando o compromisso de Mato Grosso em consolidar uma rede articulada e eficiente de proteção às mulheres em todo o Estado.

Veja também

Operação Lei Seca realiza 48ª edição em Sorriso com 98 notificações e 11 prisões

Caminhão despeja carga irregular no DME e Prefeitura reforça regras para descarte de resíduos em Sorriso

Menino de 9 anos é estuprado por colegas de classe em escola de Cuiabá

LongPing High-Tech reforça atuação em Sorriso para impulsionar a safrinha no Mato Grosso

Duas crianças são resgatadas e pais presos por tráfico de drogas em Sorriso

Natal Encantado será realizado na Praça das Fontes neste sábado (13)